Quanto à organização dos seres vivos podemos observar que existem vários níveis hierárquicos, que tem início com os átomos e terminam com biosfera. Portanto, a organização não ocorre de forma individual, pois os organismos dependem uns dos outros e do ambiente para a sua sobrevivência. A figura abaixo representa os níveis crescentes de organização dos seres vivos.
KAMEI, Marcia Cristina de Souza Lara. Nivelamento de Biologia. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2017. 116 p.
Considerando o texto acima e a figura, assinale a sequência correta que correspondem aos níveis I,III,VI,VIII:
Alternativas
Alternativa 1:
Ecossistema, órgãos, população e células.
Alternativa 2:
Células, órgãos, população e ecossistema.
Alternativa 3:
Ecossistema, células, órgãos e população.
Alternativa 4:
Células, população, órgãos e ecossistema.
Alternativa 5:
Células, ecossistema, orgãos e população.
Respostas
Resposta: Células, órgãos, população e ecossistema.
Explicação: Os organismos formados por uma única célula são chamados de unicelulares, enquanto os que apresentam mais de uma célula são chamados de pluricelulares.
Os organismos pluricelulares apresentam diferenciação celular, tanto morfológica quanto funcional. Desse modo, as células se agregam formando tecidos, que se organizam e formam órgãos, e os órgãos, por sua vez, formam os sistemas.
A organização da vida ultrapassa o limite individual, pois os organismos
dependem uns dos outros e do ambiente para sobreviver. Indivíduos de uma mesma espécie que habitam um determinado ambiente formam uma população, várias espécies se inter-relacionando formam uma comunidade, a interação das comunidades forma o ecossistema e, por fim, o conjunto de ecossistemas do planeta formam a biosfera do planeta Terra.