Olá, tudo bem, sinta-se acolhido (a). Este é o Fórum da Disciplina “Legislação Educacional”.
Para iniciar veja as orientações:
1. As contribuições devem ser escritas com suas palavras. Apresente um resumo da análise realizada por você, no mínimo, 5 linhas e, no máximo, 10 linhas, sobre a proposta.
2. Sua resposta somente será validada se apresentar “cunho” relevante, bem fundamentado - não apenas 'concordo' ou 'discordo';
Agora vamos refletir sobre nosso trabalho
A Disciplina “Legislação Educacional”, favorece a você acadêmico, a possibilidade de maior compreensão sobre conceitos básicos que envolvem as leis, necessárias para uma convivência social ética e consciente. As leis fixam normas, discriminam direitos e deveres, distribuem competências, limitam determinadas ações, asseguram a ordem, entre outros. Dando sequência à história da educação, a legislação educacional, continua sendo estruturada a partir de interesses e influências indicadas pelo contexto econômico, político e social, dentre outros. Importante entender que as leis e normas que oferecem base legal à educação, apresentam como finalidade a garantia do direito à educação. A organização das leis, pode seguir descritas em Capítulos, Artigos, Incisos, como também podem se apresentar de maneira complementar: Decreto, Resolução, Diretriz, ou como Medida-Provisória, Parecer, Portaria, etc. No espaço escolar as leis orientam a produção dos documentos escolares, da proposta pedagógica e curricular, do sistema de avaliação, ainda normatiza a aplicação de recursos financeiros, a formação e capacitação dos professores, entre outros.
No que se refere às atribuições do acadêmico, nesse Fórum, a proposta é tratar sobre a maneira como a legislação influencia...
Em seguida, observe com a leitura da LDBEN n. 9394/96 (texto integral), quantas mudanças foram realizadas no texto original, seguindo as novas exigências sociais, políticas, entre outras, no que se refere a própria educação nacional. Após essa observação, escolha um dos artigos modificados, que apresente alteração em seu “teor”, ou um artigo suprimido na lei (LDBEN n. 9394/96). Procure estabelecer um parâmetro sobre a maneira como o artigo se apresenta descrito e como podia ser interpretado anteriormente. Considere o que houve de mudança, após a ressignificação do contexto, delimitado por você. Procure apontar pontos favoráveis e desfavoráveis alcançados, após a ressignificação do artigo modificado na lei.
Obs: Você deve responder a postagem do professor, para que sua postagem possa ser considerada para a avaliação. A resposta deve ter no mínimo 7 e no máximo 10 linhas, abordando o indicado, pelo professor. Ao responder a postagem de colegas, sua resposta não será considerada para pontuação.
Neste fórum sua postagem será avaliada pelo tutor a distância.
Respostas
Resposta:
A legislação educacional garante uma educação para todos.
E para se chegar ao senso comum, muito se modificou as leis, para que atendesse o direito de todos.
Pela lei atual criança tem ingressado mais cedo á escola, atualmente, é dever dos pais ou responsáveis a matricula a partir de 4 anos de idade, para a educação básica.. Anteriormente, essa lei abrangia crianças a partir dos 7 anos, para o ensino fundamental. Ponto positivo, para que a criança tenha o contato desde pequenos com a educação, porém, muitos dos pais acham precoce esse acesso a partir de 4 anos, temendo um desinteresse da criança no futuro próximo.
Explicação:
Resposta:A Legislação Educacional garante uma educação para todos. E para se chegar ao senso comum, muitos tópicos das leis precisou ser modificados para que o direito de todos fossem atendidos.
Pela nova lei a criança deve ingressar na escola mais cedo, sendo dever dos pais matricular a criança na escola aos quatro anos de idade para a educação básica. No passado, crianças eram matriculadas a partir dos sete anos de idade para iniciar o ensino fundamental.
A criança que inicia sua vida escolar mais cedo têm mais oportunidades para o seu desenvolvimento físico, emocional, psicológico e social, embora alguns pais e/ou responsáveis julguem ser precoce esse ingresso, tendo receio que a criança se desinteresse com mais facilidade no futuro, da sua vida escolar.
Explicação: