Você trabalha no setor de gestão ambiental de uma empresa e precisa propor medidas que auxiliem no gerenciamento ambiental da mesma. Você deverá escolher um setor: administrativo, produção, logística ou outro que desejar e expor de que forma você trabalharia para conseguir implementar ações de gestão ambiental, ou seja, planos e metas que resultariam numa melhor relação entre a empresa e o ambiente.
Respostas
Resposta:
Coleta seletiva
Explicação:
Gestão Ambiental é a área que cuida das relações existentes entre o ser humano e o meio ambiente. Mais do que isso, é um sistema de administração empresarial que foca na sustentabilidade. Na prática, isso significa que a Gestão Ambiental utiliza métodos e práticas de administração que buscam reduzir o impacto ambiental. Uma empresa ou organização que utiliza a Gestão Ambiental sempre realizará as suas atividades econômicas de forma sustentável, respeitando os recursos naturais.
Para que os resíduos sejam corretamente destinados, é importante que sejam segregados na fonte. A separação mais usada é em recicláveis e não recicláveis, sendo que os coletores são divididos por materiais, com cores padronizadas que obedecem à resolução CONAMA 275/2001. Os resíduos mais gerados em setores administrativos e a respectiva cor do coletor estão listados abaixo: • AZUL: papel/papelão; • VERMELHO: plástico; • VERDE: vidro; • AMARELO: metal; •MARROM: resíduos orgânicos; • CINZA: resíduo geral não reciclável ou misturado, ou contaminado não passível de separação de acordo com a quantidade gerada.
Para uma eficiente coleta seletiva é necessária realizar uma caracterização dos resíduos gerados a fim de diagnosticar os tipos de materiais, quantidade e local onde são gerados e, com isso, dimensionar os recipientes coletores bem como sua localização pelos setores da edificação (MINAS GERAIS, 2006). Destaca-se a importância da remoção das lixeiras individuais das estações de trabalho e o uso exclusivo dos coletores estrategicamente posicionados. Para isso, é fundamental a sensibilização dos colaboradores quanto à remoção das lixeiras e orientação sobre o descarte de seus resíduos, direcionando-os para o coletor correto.
Em setores administrativos geralmente o resíduo mais gerado é o papel, devido ao tipo de atividade. Assim, em escritórios a coleta seletiva pode ser realizada com um coletor para papel, outro para resíduos recicláveis e um terceiro para não recicláveis, além de uma caixa para depositar papéis que possam ser reutilizados, sendo está uma boa prática adotada no programa Ambientação (MINAS GERAIS, 2008).
Um dos principais desafios é a sensibilização das pessoas para que internalizem a necessidade de mudança e que sejam capazes de desenvolverem novas atitudes que na prática se traduzam na implementação de procedimentos ambientalmente corretos no dia a dia.
Ressalta-se que é imprescindível a integração das ações de gestão ambiental com o planejamento estratégico da organização, além do engajamento da alta administração para o sucesso da implementação de um programa dessa natureza.
Também é necessário destacar a importância da sensibilização dos colaboradores, para que realizem suas atividades de maneira ambientalmente responsável, e com isso garantir o alcance dos resultados.
Explicação: