faça uma pesquisa dos tipos de termômetros que existe na atualidade vê as suas classificações e onde são aplicados.
Respostas
Explicação:
AuricularAnalógicos (mercúrio)
O líquido prateado que mencionamos é o mercúrio, uma substância que expande quando é aquecida. Assim, quando o termômetro analógico é colocado em contato com o corpo, o líquido sobe em consequência dessa expansão. A escala impressa no tubo de vidro permite que a temperatura seja determinada.
Há duas razões pelas quais o uso dos termômetros desse tipo não mais é recomendado. A primeira delas é o risco de quebra do dispositivo, que libera mercúrio (um metal tóxico) no ar. A segunda é a falta de precisão desses instrumentos, principalmente daqueles com maior tempo de uso.
Digitais
Equipados com sensores de temperatura, esses instrumentos mostram a temperatura em uma pequena tela. As versões mais modernas apresentam memória interna para guardar os últimos registros. O termômetro digital é preciso na medição e não contém mercúrio.
Infravermelho
Todo corpo emite calor, e é isso o que um termômetro infravermelho mede. O equipamento é preciso, desde que ele seja usado de acordo com as instruções do fabricante. Assim como os modelos digitais, também mostra o resultado em um display.
Formas de medição
De nada adianta ter um equipamento moderno e preciso se você não usá-lo de maneira adequada. Alguns dispositivos permitem uma única forma de leitura, enquanto outros são mais versáteis. Conheça as diferentes vias de utilização dos termômetros:
Axilar
A maneira mais comum de medir a temperatura é colocar o termômetro na axila, mantendo o braço fechado. A maioria dos instrumentos digitais emite um aviso sonoro ao final da leitura, que leva cerca de 3 minutos
O termômetro infravermelho de ouvido realiza a medição instantaneamente. Basta posicioná-lo na entrada do ouvido e apontá-lo em direção ao nariz. A medição pode ser atrapalhada se houver excesso de cera ou inflamação. Usa infravermelho para medir a temperatura no interior do canal auditivo. Com rapidez, gera o resultado, entre 1 e 2 segundos em média.
Cuidados especiais para crianças: É preciso apontar diretamente no canal auditivo e para que isso ocorra, é preciso puxar levemente a orelha para cima e para trás.
Bucal
A medição pela boca pode ser feita com termômetros tradicionais. Para isso, o instrumento deve ser posicionado sob a língua durante o tempo necessário para leitura. Há, ainda, termômetros em forma de chupeta, muito úteis para medir a temperatura de bebês.
Retal
Inserir o termômetro no reto é o método mais indicado para verificar a temperatura de bebês. É preciso ter atenção redobrada com a higiene do dispositivo, que deve contar preferencialmente com uma ponta flexível.
Sem contato
Alguns termômetros com tecnologia infravermelho funcionam à distância. Basta apontar o aparelho para a testa para que a medição seja realizada instantaneamente