Respostas
Resposta:
. O expressionismo, ideia principal era ressaltar sentimentos conflitantes e difíceis como a dor, angústia, violência e depressão, que rondavam o período. Para isso, usavam cores intensas e formas humanas distorcidas, aproximando-se da caricatura.
Realizada no Salão de Outono, em Paris, no começo do século, em 1905, como características principais o uso de cores puras, muitas vezes usadas da maneira como saíam dos tubos de tinta; além de combinações espontâneas de cores, sem compromisso com a realidade.
. O cubismo foi um movimento no qual o maior interesse era em retratar a realidade de maneira fragmentada, ou seja, separando partes de uma imagem e compondo novamente.
. No abstracionismo, os artistas libertam-se do compromisso com o figurativismo, ou seja, passam a criar imagens onde não há a representação de qualquer figura reconhecível. O primeiro pintor considerado abstrato foi Wassily Kandinsky (1866-1944), um russo resolveu utilizá-la.
. O futurismo se iniciou por meio de um manifesto literário. Em 1909, o escritor italiano Filippo Tommaso Marinetti elabora o Manifesto Futurista, no qual expõe as bases ideológicas do movimento, pautadas sobretudo na revolução tecnológica, na velocidade e dinamismo.
. Já o dadaísmo foi um movimento que buscou subverter a lógica da arte como uma maneira de evidenciar os tempos insanos que viviam.O contexto era o da Primeira Guerra Mundial (1914-18) e alguns intelectuais se refugiaram na Suíça, lá eles fundaram o movimento Dadá.
. Em 1924, como decorrência do dadaísmo, surge o movimento surrealista na França. A ideia do grupo era transpor para as telas imagens do inconsciente, elaborando cenas que ultrapassavam a realidade.
. A op art é um movimento que ocorreu na década de 60. Seu nome vem do inglês “optical art”, significando “arte óptica”. As obras tinham como objetivo criar composições abstratas e geométricas.
. Pop art é o nome dado a um movimento que ocorreu nos anos 60 nos EUA, inicialmente. Mais tarde, estendeu-se a outros lugares. A ideia da pop art era criar um tipo de arte que estivesse mais conectada com a vida cotidiana e prática das pessoas.