Respostas
Resposta:
Explicação:
Sólido: Predominam as forças de coesão, e por isso, suas partículas encontram-se bastante próximas e organizadas (compactadas).Tem forma e volumes definidos, isto é, não variam. Não sofre compressão. |Exemplo: Caneta, armário de madeira, camiseta, Lua, etc.
Líquido: As forças de atração são menos intensas, o que permite maior movimento das partículas e menor organização. Possui volume definido (constante), porém, forma variável, já que assume o formato do recipiente que o contém. Sofre pouca compressão. Exemplos: Suco, mercúrio do termômetro, suor, água do mar, etc.
Gasoso: Predominam as forças de repulsão, portanto, as partículas possuem grande liberdade de movimento, ficam distantes umas das outras e bastante desorganizadas. Não tem forma, nem volume definidos, uma vez que assumirá o formato do recipiente e ocupará todo o espaço fornecido. Sofre compressão e expansão facilmente. Exemplo: Ar atmosférico, gás Hélio, vapor, gás lacrimogêneo, etc.
Resposta:
Os três principais estados físicos da matéria são sólido, líquido e gasoso.
Explicação:
O que determina o estado em que a matéria se encontra é a proximidade das partículas que a constitui. No estado sólido, as partículas estão mais agrupadas; já no líquido, as partículas estão mais soltas; e no gasoso há um grande espaçamento entre elas.