Por que as danças as quais chegaram no Brasil e se estabeleceram, na sua maioria, foram para os salões da nobreza?
Respostas
Definindo alguns conceitos de danças, segundo Perna (2005), podemos enquadrar a Dança de Salão na categoria de dança popular. Qual a diferença entre dança popular e dança folclórica?
A dança popular é uma manifestação de momento, enquanto a folclórica é uma tradição que se mantém através dos tempos e é originado por festas ligadas à natureza, fatos históricos, acontecimentos religiosos ou tradição cultural transmitida de geração para geração (PERNA. 2005, p.10)
Podemos citar como exemplo de dança popular que virou dança folclórica a quadrilha, que hoje é realizada como apresentação em espetáculos e em festas populares.
Garcia e Haas (apud, 2003), definem como Dança de Salão:
Nome designado a um conjunto de danças, realizadas necessariamente em pares, dançadas com músicas e ritmos diferentes uma da outra, originários de uma época e região específica e que, ao longo dos tempos, sofreram modificações culturais ao se espalhar pelo mundo; também chamada dança social, é praticada normalmente em bailes, por lazer, mas que também é considerada um esporte nos países europeus (, GARCIA e HAAS, 2003, apud REGERT, 2007 p. 19)
A dança social também é chamada assim por ser praticada com motivos de socialização e de interação entre quem a pratica. Propiciando relações de amizade, romance, diversão, entre outras. Designando a dança de salão como uma dança social, a denominamos dança de salão por sua necessidade e origem e grandes salões para que assim pudessem ser feitas as festas e confraternizações (PERNA, 2005).
Dança de salão de um modo de vista contemporâneo, nada mais é que do que alguns ritmos musicais dançados em casal, geralmente em ambientes de cunho social, em salões e festas.
Pontes (2011) destaca em seu trabalho que:
Diferentemente do que ocorre com outras modalidades de dança como o ballet, que surgiu com a função de ser espetáculo, a dança de salão é uma dança social onde os praticantes procuram se sociabilizar e se divertir, antes da técnica e da apresentação cênica