• Matéria: Filosofia
  • Autor: simonebaima50
  • Perguntado 5 anos atrás

1)
Ao tratarmos do surgimento da filosofia ainda entre os gregos conhecemos o pressuposto da dialética, que consistiria em;

"A primeira fundamentação do conhecimento se deu por meio da dialética, [...] uma técnica de argumentação pautada pelo embate de ideias que deveria aproximar os debatedores à verdade (aletheia). Era uma maneira de purificar as ideias de possíveis distorções".



Dado o exposto, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.



( ) Para os gregos prática da dialética levava ao embate de ideias possibilitando uma forma de purificação de conceitos e dessa forma o aproximaria da verdade.

( ) Para uma prática da dialética o principio da racionalidade e o desapego as próprias verdades eram fundamentais.

( ) Na medida em que para a filosofia o essencial é a racionalidade, para as ciências a fundamentação parte do senso comum.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

Alternativas:

a)
F - V - V.

b)
F - F - V.

c)
V - F - F.

d)
V - V - F.

e)
V - F - V.

2)
Leia o trecho a seguir:

"O Senso Comum, muitas vezes ocorre de modo intuitivo captando a realidade em um âmbito global, holístico (hólos em grego é todo, portanto, abrangente, captando tudo de uma só vez) e heurístico (procedimentos de resolução sem padronização, sem estratégias pré-definidas, realizados de modo automático). Pode ser eficaz, mas não consegue explicar como alcança os resultados pretendidos, apenas os alcança".



Considerando as informações apresentadas, analise as afirmativas a seguir:



I. Embora sem estratégia predeterminadas o conhecimento de senso comum se baseia na prática, por isso é consenso entre a comunidade científica que se trata de um conhecimento empírico.

II. Diferentes pensadores defendem que muitos dos temas que se tornaram científicos partiram inicialmente do senso comum.

III. Aristóteles foi um dos filósofos que considerava possível que a intuição pudesse servir como fundamentação do conhecimento.

Considerando o contexto apresentado, é correto o que se afirma em:

Alternativas:

a)
I, apenas.

b)
II, apenas.

c)
III, apenas.

d)
I e II, apenas.

e)
II e III, apenas.

3)
Considere a situação a seguir:

"Conta-se que uma empresa de creme dental enfrentava um problema para se adequar aos padrões de qualidade exigidos pelo mercado: algumas caixinhas estavam sendo empacotadas sem o creme dentro. Para sanar esse problema contrataram profissionais da área da computação, os quais, após longo de tempo de análise, estudo, verificação e muito investimento financeiro, desenvolveram uma balança hipersensível que foi acoplada logo abaixo da esteira e, assim, quando a caixinha vinha sem o tubo de creme, a balança acusava uma diferença de peso e a esteira automaticamente desligava. Cabia aos funcionários retirar a caixinha da esteira e religar a máquina. Depois de um tempo foi constatado que a balança estava desligada e ao buscar o motivo desse desligamento ouviram dos funcionários: essa balança estava atrapalhando o nosso trabalho, pois a todo momento parava a esteira; diante disso, resolvemos colocar um ventilador próximo da esteira e sempre que uma caixa vazia passa por ali o ventilador a empurra para fora da esteira".

O relato acima demonstra dois tipos de conhecimento empregados em uma mesma situação e reflete um bom exemplo de como não devemos hierarquizar conhecimentos.

Assinale a alternativa que apresenta respectivamente os dois conhecimentos presentes no relato:

Alternativas:

a)
Senso Comum e Filosófico.

b)
Filosófico e Senso Comum.

c)
Científico e Religioso.

d)
Científico e Senso Comum.

e)
Científico e Artístico.

4)
Considere o trecho a seguir:

"[...] Sócrates percebeu que tais pessoas, acreditavam tudo saber, mas ignoravam que havia algo a mais do que sabiam, enfim, elas desconheciam a própria ignorância. Sócrates percebeu que ele sabia tanto quanto essas pessoas, mas, além disso, sabia que não conhecia tudo, ou seja, tinha algo a mais: a consciência de sua ignorância".

O excerto revela um marco do pensamento Socrático e a emergência de uma frase que simboliza tal momento: "Só sei que nada sei".

Se pudermos sintetizar a interpretação filosófica dessa frase e seu marco para o campo, seria que

Alternativas:

a)
todo indivíduo ignorante é um filosofo.

b)
a filosofia baseia-se na ignorância.

c)
a consciência da ignorância é o começo da filosofia.

d)
o "não saber" é um traço essencial a todo filósofo.

e)
a existência da filosofia é marcada pelo nada.

Respostas

respondido por: JonathanBRKJ
21

Resposta:

1)  D)V - V - F.

2) E)II e III, apenas.

3) D)Científico e Senso Comum.

4) C)a consciência da ignorância é o começo da filosofia.

Explicação:

Corrigido pelo AVA.

respondido por: elamambretti
20

A filosofia questiona como apreendemos a verdade e conceitua diferentes saberes ou tipos de conhecimento:

O conhecimento Científico, Filosófico, Religioso e Senso Comum

1. A sequência correta para a fundamentação do conhecimento filosófico na Grécia Antiga a partir da dialética é: d) V - V - F.

Para os gregos a purificação de conceitos se dava pela refutação de argumentos na forma dialética, isto é: tese- antítese e conclusão.

Para tanto, a razão deve se abrir para questionamentos, mesmo que a princípio pareçam inverossímeis.

A fundamentação da ciência é o método racional, baseado na observação empírica dos acontecimentos.

2. É correto o que se afirma sobre Senso Comum a alternativa: e)

II e III, apenas.

O senso comum é um tipo de conhecimento espontâneo e irrefletido. Repetido por gerações sem questionamento, faz parte do nosso dia.

O senso comum pode se, para diferentes pensadores, ser o ponto de partida para questionamentos científicos

Aristóteles considerava a intuição a base do conhecimento científico.

3. A alternativa que apresenta os dois tipos de conhecimentos presentes no relato é: d) Científico e Senso Comum.

Certamente a empresa investiu pesado na busca pela argumento e resposta científica, concluindo que uma balança digital seria suficiente, entretanto, percebemos que a solução acarretava transtornos de tempo para os funcionários que, usando do conhecimento prático, ou seja, do senso comum, conseguiram facilmente resolver o problema e sem atrasos.

4. A frase de Sócrates "Só sei que nada sei", tem como interpretação filosófica: c) a consciência da ignorância é o começo da filosofia.

Sócrates sabia muito bem que o princípio da busca é a conscientização da ignorância. Ora, buscamos compreender o que não entendemos, afinal, não se procura o que se tem. Portanto, diante do desconhecido, não se deve consumir opiniões alheias, sem antes passar por críticas reflexões.

Bons estudos!

Saiba mais sobre Tipos de Conhecimento em: https://brainly.com.br/tarefa/403869

Anexos:
Perguntas similares