• Matéria: Sociologia
  • Autor: pamellamoreira2019
  • Perguntado 5 anos atrás

O historiador brasileiro Sérgio Buarque de Holanda foi um dos importantes pensadores do período pós-1930 no Brasil, pois colaborou, de forma significativa, para a construção do pensamento sociológico brasileiro. Esse intelectual, que tem influência do pensamento de Max Weber, publicou, em 1936, o livro “Raízes do Brasil”. Em sua obra, Holanda faz uma “denúncia” com relação à formação do homem brasileiro.
 
Assinale a alternativa que melhor explica o conceito que expressa isso.

Escolha uma opção:

a. Sérgio Buarque de Holanda desenvolveu o conceito de homem cordial, que consiste na visão de que o brasileiro possui uma amabilidade, no sentido de agir pautado na emoção, de maneira passional. Essa cordialidade pode gerar uma confusão entre o público e o privado, o que constitui, de acordo com o autor, o poder patrilinear.

b. Sérgio Buarque de Holanda desenvolveu o conceito de homem cordial, que consiste na visão de que o brasileiro possui uma cordialidade, no sentido de agir pautado na emoção, de maneira passional. Essa cordialidade pode gerar uma confusão entre o público e o privado, o que constitui, de acordo com o autor, o poder patrilinear.

c. Sérgio Buarque de Holanda desenvolveu o conceito de homem cordial, que consiste na visão de que o brasileiro possui uma cordialidade, no sentido de agir pautado na emoção, de maneira passional. Essa cordialidade pode gerar uma confusão entre o público e o privado, o que constitui, de acordo com o autor, o patrimonialismo.

d. Sérgio Buarque de Holanda desenvolveu o conceito de homem cordial, que consiste na visão de que o brasileiro possui uma cordialidade, no sentido de agir pautado na emoção, de maneira passional. Essa cordialidade pode gerar uma harmonia entre o público e o privado, o que constitui, de acordo com o autor, o patrimonialismo.

e. Sérgio Buarque de Holanda desenvolveu o conceito de homem cordial, que consiste na visão de que o brasileiro possui uma cordialidade, no sentido de agir pautado na razão. Essa cordialidade pode gerar uma confusão entre o público e o privado, o que constitui, de acordo com o autor, o patrimonialism


PHemprendedor: O autor Darcy Ribeiro (1922-1997) foi um intelectual mineiro que ficou conhecido pelos estudos realizados nas comunidades indígenas brasileiras. Além disso, ele demonstrou que o processo de miscigenação da população brasileira não foi pacifico e marca uma série de desigualdades na constituição cultural do país (RIBEIRO, 1995).

Respostas

respondido por: maymayer
148

Resposta:

c) Sérgio Buarque de Holanda desenvolveu o conceito de homem cordial, que consiste na visão de que o brasileiro possui uma cordialidade, no sentido de agir pautado na emoção, de maneira passional. Essa cordialidade pode gerar uma confusão entre o público e o privado, o que constitui, de acordo com o autor, o patrimonialismo.

Explicação:


ney842: Correto, parabéns!!!
respondido por: Danas
1

Sérgio Buarque de Holanda buscou criar um conceito de homem cordial a partir da visão brasileira de cordialidade, com o agir pautado na emoção, mas passional, a cordialidade de Holanda pode causar confusão entre o público e o privado (alternativa C).

O que é a cordialidade?

Quem é cordial expressa seu afeto e sentimento em público sem problema algum, é o típico brasileiro que não tem problemas com as expressões de amor, qualquer pessoa pode ser cordial, porém, em ambientes muito formais a cordialidade pode ser um problema e causar confusão.

Venha estudar mais sobre cordialidade

https://brainly.com.br/tarefa/1960980

#SPJ2

Anexos:
Perguntas similares