A sociologia se consolidou como um conhecimento cientifico emergindo da modernização que aconteceu na Europa e posteriormente no Brasil. Essa implantação da sociologia brasileira aconteceu entre os séculos XIX e XX.
Fonte: Elaborado pelo professor.
De acordo como o texto, assinale a alternativa que representa um dos principais pilares que intensificaram no Brasil esta ciência dedicada ao estudo social.
Escolha uma opção:
a. Revolução cientifica
b. transformações intelectuais
c. Revolução social
d. transformações social
e. Revolução industrial
Respostas
No Brasil, um dos principais fatores que intensificaram o valor da ciência dedicada ao estudo social foram as transformações sociais. Logo, a alternativa D é a correta.
No Brasil, a sociologia teve e continua tendo no positivismo o seu principal expoente, adotado, inclusive, pelas Forças Armadas durante a segunda metade do século XIX.
O positivismo é uma corrente filosófica que surge na França no século XIX, fundada por Auguste Comte.
1- Diversamente do idealismo, o positivismo reivindica o primado da ciencia: nós conhecemos somente aquilo que as ciências nos dão a conhecer, pois o único método de conhecimento é o das ciências naturais
2- Esse método vale tanto para o estudo da natureza quanto para o da sociedade
3- Logo, a sociologia é fruto qualificado do programa filosófico positivista.
4- O positivismo não só afirma a unidade do método cientifico e o primado desse método como instrumento cognoscitivo, mas também exalta a ciência como o único meio em condições de resolver, ao longo do tempo, todos os problemas humanos e sociais que até então haviam atormentado a humanidade
5- Logo, há um clima de otimismo geral e a certeza do progresso incontível (concebido como fruto da engenhosidade e do trabalho humano ou, por vezes, visto como caminho necessário e automático da humanidade)
6- Logo, surge uma visão messiânica que absolutiza a ciencia e o progresso daí decorrente, dando a ela uma espécie de aura romântica que a estende ao infinito.
7- Outros viram, contudo, um fator menos romântico e mais iluminista nessa fé na racionalidade científica.
8- Com exceção de Mill, o positivismo é caracterizado pela confiança acrítica, leviana e superficial na estabilidade e no crescimento sem obstáculos da ciencia. Essa crença chegou a se tornar fenômeno de costumes.
9- A “positividade” da ciencia leva a mentalidade positivista a combater as concepções idealistas e espiritualista da realidade que os próprios positivistas classificavam como metafisicas, embora mais tarde tenham caído em metafisicas igualmente dogmáticas.
Para saber mais: brainly.com.br/tarefa/5377193
Resposta:
Letra D
Explicação:
Questão já corrigida