Respostas
Resposta:
As escolas de samba são associações populares que surgiram na década de 1920 em meio ao processo de popularização do Carnaval e do samba. Essas associações surgiram nos bairros populares e subúrbios da cidade do Rio de Janeiro,
As escolas de samba adquiriram características de outras práticas do Carnaval brasileiro do começo do século XX e, na década de 1930, os desfiles deram origem a um campeonato. Atualmente, a disputa existente entre as escolas de samba é um dos principais atrativos do Carnaval brasileiro, sobretudo, as disputas que são realizadas no Rio de Janeiro e em São Paulo.
Acesse também: Senhor do Bonfim – uma das principais devoções religiosas existentes no Brasil
Quando e como surgiram as escolas de samba?
As escolas de samba são um fenômeno do começo do século XX e estão diretamente relacionadas com o desenvolvimento do samba e a popularização do Carnaval no Brasil. Os elementos que deram origem às escolas de samba foram incorporados de uma série de práticas do Carnaval carioca que eram realizadas desde meados do século XIX.
O pesquisador da música brasileira chamado Ricardo Albin estabelece que as escolas de samba incorporaram elementos dos “zé pereiras”, dos ranchos carnavalescos e das associações carnavalescas que começaram a surgir no Rio de Janeiro no final do século XIX|1|. Outros elementos, como a influência das procissões religiosas e o corso (prática de realizar um desfile em carros e de jogar confetes e serpentinas em outros foliões que estavam na rua), também influenciaram o desenvolvimento das escolas de samba.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Zé Pereira, ranchos e cordões
A bateria, um dos elementos mais básicos da composição de uma escola de samba, é derivada de uma prática que surgiu no Carnaval durante o século XIX. A medida que o entrudo, a brincadeira de jogar bexigas d’água em outras pessoas nos dias anteriores à Quaresma, passou a ser combatido enquanto prática carnavalesca, novas práticas acabaram surgindo e uma delas foi a utilização de música na festa na rua. O Zé Pereira surgiu com a introdução de instrumentos percussivos (bumbos) para reger a festa na rua. Assim, o batuque passou a fazer parte da festa popular. O Zé Pereira consistia basicamente em homens que saíam as ruas com bumbos fazendo a algazarra.