Respostas
Resposta:
Constantinopla foi uma das cidades mais ricas da história, sendo a mais abastada de toda a Europa entre os séculos V e XIII. Era localizada onde atualmente é Istambul, na Turquia.É uma cidade que está em dois continentes, Europa e Ásia, o que durante a sua história vai proporcionar a aproximação de povos muito diferentes do romano, como os árabes, venezianos, genoveses e os gregos.
Durante a idade média, Constantinopla foi um dos centros comerciais mais importantes, havia um grande fluxo de pessoas na cidade, pois diversos viajantes que compravam ou vendiam coisas acabavam chegando até a cidade
Como capital do Império Romano do Oriente, Constantinopla foi palco de grandes revoluções da igreja católica, como a separação em igreja apostólica romana e a igreja ortodoxa. A iconoclastia foi fundamental para entendermos a arte bizantina e como as igrejas estão hoje.
Ainda é possível encontrar resquícios arquitetônicos da grande Constantinopla, como a Catedral de Sofia, que depois de ser tomada pelos turcos, virou um depósito de armas.
Como surgiu Constantinopla
A agricultura, baseada no sistema latifundiário, foi o principal fator responsável pela riqueza bizantina. As grandes propriedades estavam ligadas à Igreja ou à aristocracia; em geral, os pequenos proprietários, pressionados pelos cobradores de impostos, se transformavam em colonos
Explicação:
espero ter ajudado