Respostas
Etapa 1: A questão inicial
O pesquisador formula uma questão que o ajude a conhecer e compreender melhor determinado fenômeno estudado. Essa questão inicial deve ser clara, realista e verdadeira. Também deve abordar o que já existe e fundamentar as descobertas e transformações de um novo estudo.
Validação. Após a formulação da questão é interessante apresentar para um grupo de pessoas. Assim é possível observar se todos entenderam da maneira correta e sem ambiguidades.
Dica. A questão inicial é muito importante para o sucesso da pesquisa científica. Ela vai ajudar o pesquisador a progredir nas leituras e coletas de dados. Normalmente o pesquisador trabalhe e retrabalhe sua questão inicial com o objetivo de alcançar a ruptura das ideias preconcebidas. Um ponto chave nesse momento são as hipóteses do trabalho, que podem ser consideradas como possíveis respostas dessa questão.
Etapa 2: A exploração
A exploração do tema pode ser feita por meio de duas maneiras a leitura e a coleta de dados exploratória
A leitura. Escola fontes seguras como conferências importantes na área, assim como revistas relevantes. Procure textos que apresentem além dos dados uma análise e interpretação dos resultados. Escolha documentos que seguiram algum método científico na sua construção. Consulte se orientador, veja as referências desses artigos que você já conhece e que tratam do assunto. Veja quais na nossa postagem: Como escolher o método de pesquisa mais adequado para seu TCC?
DICA 1: fazer fichamentos é um exercício interessante que ajuda a mostrar como cada um dos artigos pesquisados responde sua questão de pesquisa. Como fazer um fichamento?
DICA 2: a medida que você ler os artigos, tenha em mente sua questão de pesquisa e objetivos. Verifique como cada um deles as responde. Faça comparação entre os artigos estudando, analisando os diferentes pontos de vista dos diversos autores.
A Coleta de informações exploratórias: pode ser feita por meio de entrevistas, observações e análise de documentos. São complementares a fase de leitura e mostram aspectos que a leitura e a experiência do pesquisador não puderam evidenciar.
Essas duas maneiras de coleta de dados, quando bem feitas, ajudam a identificar/construir o problema de pesquisa ou problemática.
Etapa 3: A problemática
A questão inicial coloca em questão um problema que pode ser considerada uma forma de interrogar o objeto de estudo. A problemática pode ser abordada em dois momentos:
Um levantamento das problemáticas possíveis é realizada evidenciando suas características e as comparando.
Escolhemos e explicitamos nossa problemática com conhecimento de causa.
Dicas: Quais as perspectivas/facetas do problema reveladas pelas leituras e coleta de dados exploratórias? Identifique-as e compare-as. Sua problemática já foi explorada? se sim, quais os problemas conceituais e metodológicos encontrados em pesquisas científicas anteriores? Quais os conceitos e ideias chave da sua problemática?
Etapa 4: A Construção do Modelo de Análise
Nessa etapa são criadas as hipóteses ou questões do estudo, que surgiram a partir da definição da problemática. Possíveis respostas também são elaboradas nessa etapa. As hipóteses podem ser construídas de duas formas:
Abordagem hipotético-indutiva. Acontece quando iniciamos uma pesquisa pela primeira vez, sem ter conhecimento sólido a respeito da temática. A hipótese é criada a partir da experiência e observação (empirismo).
Abordagem hipotético-dedutiva. É utilizada quando se tem um conjunto de ideias ou conhecimentos prévio que possam explicar o objeto de estudo.
Para mais detalhes sobre o que é hipótese e como formulá-las, veja os artigos O que é e como definir as Hipóteses do seu estudo? e Teorias, Hipóteses, Variáveis dependentes e independentes