a)como transformamos um espaço em um lugar?
b)quais relações envolvendo território geram conflito?
c) para que serve a cartografia?
d) em qual fuso horário se encontra Mato Grosso?
Respostas
Resposta:
A) Como transformamos um espaço em um lugar?
Ao se apropriar da natureza e transformá-la, os seres humanos criam ou produzem o espaço geográfico, utilizando as técnicas de que dispõem, segundo o momento histórico e de acordo com suas representações, ou seja, crenças, valores, normas (direito) e interesses políticos e econômicos.
O espaço geográfico é o espaço das sociedades ou a dimensão espacial do social. Ele contém elementos naturais (rios, planaltos, planícies, etc.) e artificiais (casas, avenidas, pontes, etc.). Segundo o geógrafo Milton Santos, o espaço geográfico somente surge depois de o território ser usado, modificado ou transformado pelas sociedades humanas. Ou quando estas imprimem na paisagem as marcas de sua atuação e organização social.
B) Quais relações envolvendo território geram conflito?
Recursos naturais: Uma das principais causas de conflitos entre países é a disputa por algum tipo de recurso natural. Alguns exemplos mais recentes são os conflitos pelo domínio de reservas de água, recurso este cada vez mais escasso devido à poluição e contaminação de mananciais, e por reservas petrolíferas, já que o petróleo representa a principal matriz energética de grande parte dos países. Um exemplo de conflito pelo domínio de reservas de água ocorreu em 1967, durante a chamada Guerra dos Seis Dias, em que Israel invadiu as Colinas de Golã, na Síria, pelo fato desta localidade abrigar as nascentes do Rio Jordão, importantes para ele e para a Jordânia.
Território: Outra razão recorrente da ocorrência de conflitos geopolíticos é a disputa por território, porque o domínio de um território pode significar por consequência o domínio de grandes contingentes populacionais, recursos e outros. Podem ser destacados os inúmeros conflitos que têm em comum a questão territorial como causa dos conflitos, a exemplo dos que ocorrem na Serra Leoa, Somália e Etiópia, em que as fronteiras dos países foram definidas de acordo com interesses externos sem considerar a heterogeneidade étnica e cultural da população local.
Movimentos separatistas: Em busca de liberdade política, econômica e/ou social emergem também movimentos separatistas que visam a constituição de um novo Estado-Nação formado por uma minoria dissidente de um Estado-Nação. Pode ser destacado o exemplo dos Catalães, minoria étnica espanhola, que tem por característica o sentimento de separatismo, que possui identidade própria e localiza-se em uma espécie de província autônoma.
C) para que serve a cartografia?
A cartografia é a área do conhecimento que se preocupa em estudar, analisar e produzir mapas, cartogramas, plantas e demais tipos de representações gráficas do espaço. Trata-se, portanto, de um conjunto de técnicas científicas e até artísticas que visa à elaboração de documentos que representem de forma reduzida uma determinada localidade.
D) em qual fuso horário se encontra Mato Grosso?
Apesar de geográficamente falando o estado de Mato Grosso estar no fuso horário GMT -3, algumas cidades da região do Vale do Araguaia ( Barra do Garças, São Felix do Araguaia, Água Boa e outros), pela proximidade do estado de Goiás, utilizam o fuso horário GMT-2, deixando assim o estado com dois fusos horários, sendo fácilmente de ser identificado através dos biomas e ecossistema predominante: no Cerrado, Pantanal e Amazônia utiliza-se o GMT-3 e somente no Ecossistema do Araguaia que utilizam o GMT -2.