1-Segundo Demerval Saviani, a atitude filosófica é:
A-Inquestionável, acrítica e sistemática.
B-Crítica, superficial e emotiva.
C-Radical, rigorosa e de conjunto.
2-Foram influências para o surgimento do pensamento racional na Grécia Antiga:
A-A moeda, a escrita e o calendário.
B-A religião, a agricultura e as viagens marítimas.
C-A democracia, a religião e a intervenção divina no “milagre grego”.
3-Etimologicamente, Filosofia significa:
A-Amizade com a opinião
B-Amor à sabedoria.
C-Crítica ao saber.
Respostas
Resposta:
1- c)
2- a)
3- b)
fiz e está certo (cmsp)
1. C. Para Saviani, a atitude filosófica se configura por ser radical, ou seja, precisa de métodos próprios para que ela seja guiada; rigorosa, pois é uma vivência séria e que exige muita desconstrução de valores antiquados em favor de conceitos novos e sensatos e de conjunto, uma vez que pressupõe o uso da razão e da lógica.
2. C. As características da Democracia Ateniense giram em torno do lógos (palavra) e da igualdade entre os cidadãos.
Na pólis grega, os cidadãos participavam das questões de interesse público nas ágoras e assembleias realizadas. Contudo, nem todos tinham voz política, como, por exemplo, as mulheres, os escravos e os estrangeiros.
Nesse sentido, os assuntos não ficavam destinados aos imperadores ou reis, mas ao povo grego.
A democracia ateniense se caracteriza pela visibilidade, pois os homens apareciam e falavam nas assembleias; pela palavra e pela isonomia, uma vez que todos os homens tinham direito a se expressar por meio da oratória e da retórica.
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3. B. A filosofia tem a função de questionar o conhecimento mítico e buscar explicações lógicas e racionais para o universo.
Filosofia, em sua raiz epistemológica, significa "amigo da sabedoria", ou seja, a filosofia é um princípio, segundo os filósofos helênicos, que tem como pressuposto guiar-se exclusivamente pela razão, a fim de encontrar explicações plausíveis acerca da natureza e do mundo.
Assim, o filósofo (aquele que pratica essa amizade) utiliza de questionamentos, perguntas, verificação para chegar a uma verdade através da sua faculdade racional.
A filosofia não teve como pressuposto acabar com a mitologia, mas trouxe à sociedade uma forma diferente de pesquisa e análise, que vai além das explicações míticas ao focar no homem e nos seus saberes.
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