Respostas
Resposta:
Calendário judaico ou hebraico é o calendário utilizado dentro do judaísmo. O povo de Israel utiliza o calendário lunissolar há mais de 3 milênios para determinação das datas de aniversário, falecimento, casamento, festividades, serviços religiosos e outros eventos da comunidade.
O calendário gregoriano é um calendário de origem europeia, utilizado oficialmente pela maioria dos países. Foi promulgado pelo Papa Gregório XIII a 24 de Fevereiro do ano 1582 pela bula Inter gravíssimas em substituição do calendário juliano implantado pelo líder romano Júlio César em 46 a.C
Resposta:
Calendário é um sistema para contagem e agrupamento de dias que visa a atender principalmente às necessidades civis e religiosas de uma cultura.
Explicação:
Calendário Judaico
O calendário judaico (denominado luach, em hebraico) é o tipo de calendário que o povo judeu utiliza para a contagem do tempo e comemoração de aniversários, festividades, casamentos, falecimentos, celebrações religiosas e outras solenidades. De acordo com os hebreus, os anos passaram a ser contados a partir do que eles acreditam ser a criação de Adão.
Ano no Calendário Judaico:
O calendário judaico se baseia nos movimentos da Lua e do Sol, sendo portanto um calendário lunissolar. Dessa forma, os meses são contados a partir dos ciclos lunares, e os anos a partir dos ciclos solares. Portanto, os anos podem variar de 12 a 13 meses, com 29 ou 30 dias. Então, os anos nesse sistema são 11 dias mais curtos em relação ao calendário gregoriano, que é o mais utilizado no mundo. A fim de regular essa diferença, eles criaram anos bissextos, que, de tempos em tempos, incluem um mês. São no total 7 anos bissextos em 19 anos, e ocorrem no 3º, 6º, 8º, 11º, 14º, 17º e 19º ano desse período.
Meses no Calendário Judaico:
Os meses hebraicos (ou judaicos) correspondem aos seguintes meses no calendário gregoriano:
Calendário judaico Calendário gregoriano
Nissan março/abril
Lyar abril/maio
Sivan maio/junho
Tamuz junho/julho
Av julho/agosto
Elul agosto/setembro
Tishrei setembro/outubro
Chesvan outubro/novembro
Kislev novembro/dezembro
Tevet dezembro/janeiro
Shevat janeiro/fevereiro
Adar fevereiro/março
Adar 2 março/abril (nos anos bissextos)
Dias da Semana no Calendário Judaico:
No calendário judaico, os dias da semana também são diferentes:
Semana Judaica Semana no Calendário Gregoriano
Iom Rishon início:noite de sábado / término: final da tarde de domingo (primeiro dia da semana)
Iom Sheni início: noite de domingo / término: final da tarde de segunda-feira
Iom Shlishi início: noite de segunda / término: final da tarde de terça- feira
Iom Revii início: noite de terça / término: final da tarde de quarta-feira
Iom Chamishi início: noite de quarta / término: final da tarde de quinta-feira
Iom Shishi início: noite de quinta / término: final da tarde de sexta-feira
Iom Shabat início: noite de sexta / término: final da tarde de sábado (último dia da semana)
CALENDARIO GREGORIANO
O calendário gregoriano é um calendário de origem europeia, utilizado oficialmente pela maioria dos países. Foi promulgado pelo Papa Gregório XIII (1502–1585) a 24 de Fevereiro do ano 1582 pela bula Inter gravíssimas em substituição do calendário juliano implantado pelo líder romano Júlio César (100–44 a.C.) em 46 a.C.
Dias, semanas e meses:
Dia: é a unidade fundamental de tempo adotada pelo calendário gregoriano. Um dia é equivalente a 86.400 segundos de Tempo Atômico Internacional (TAI).
Semana: é um período de 7 dias. O primeiro dia da semana é o Domingo, a segunda-feira é o segundo dia da semana e o primeiro dia útil.
Nomes dos mesesː
Janeiro: Jano, deus romano das portas, passagens, inícios e fins.
Fevereiro: Fébruo, deus etrusco da morte; Februarius (mensis), "Mês da purificação" em latim, parece ser uma palavra de origem sabina e o último mês do calendário romano anterior a 45 a. C.. Relacionado com a palavra "febre".
Março: Marte, deus romano da guerra.
Abril: É o quarto mês do calendário gregoriano e tem 30 dias. O seu nome deriva do latim April, que significa abrir, numa referência à germinação das culturas. Outra hipótese sugere que Abril seja derivado de Apro, o nome etrusco de Vénus, deusa do amor e da paixão. Além de ser o único mês que termina com "L" ao invés de "O"
Maio: Maia Maiestas, deusa romana.
Junho: Juno, deusa romana, esposa do deus Júpiter.
Julho: Júlio César, general romano. O mês era anteriormente chamado Quíncio, o quinto mês do calendário de Rómulo.
Agosto: Augusto, primeiro imperador romano. O mês era anteriormente chamado Sêxtil, o sexto mês do calendário de Rómulo.
Setembro: septem, "sete" em latim; o sétimo mês do calendário de Rómulo.
Outubro: octo, "oito" em latim; o oitavo mês do calendário de Rómulo.
Novembro: novem, "nove" em latim; o nono mês do calendário de Rómulo.
Dezembro: decem, "dez" em latim; o décimo mês do calendário de Rómulo.