• Matéria: História
  • Autor: Anônimo
  • Perguntado 5 anos atrás

Me ajuddddddddddddaaaaaaaaaaaaaaaaa






O primeiro contato com a literatura
“Aposto que você já deve ter lido e ouvido vários contos de fadas, não é mesmo? Os contos
de fadas costumam ser nosso primeiro contato com a literatura, e antes mesmo que aprendêssemos a ler, fomos convidados a conhecer o universo lúdico que permeia histórias vindas de outros tempos. Sempre temos um conto de fada na ponta da língua e somos capazes de reproduzi-los sem necessariamente ter um livro em mão, tamanha familiaridade que temos com essas histórias. (...)”

Qual a origem desses contos? E por que são tão populares em nossa cultura?
“(...) Bem, os contos de fadas remontam a tempos antigos, vindos da tradição oral de diferentes culturas pelo mundo. Eram histórias contadas de pai para filho e, dessa maneira, acabaram perpetuando-se no imaginário coletivo. Só começaram a ser registradas em livros na Idade Média, quando a criança começou, de fato, a ser tratada como criança. Até então não havia grandes distinções entre adultos e crianças, pois ainda não havia aquilo que conhecemos hoje por infância, que é o período relacionado com o desenvolvimento dos pequenos.(...)”

A evolução dessas histórias
“No começo, os contos ainda não eram de fadas. As histórias originais pouco lembram as histórias que conhecemos hoje e, em sua maioria, apresentavam enredos assustadores que dificilmente fariam sucesso nos tempos atuais. Isso porque hoje respeitamos e conhecemos o significado da palavra infância e porque, há algum tempo, alguns escritores, como o francês Charles Perrault, adaptaram alguns contos para que eles pudessem ser mais bem aceitos pela sociedade. Posteriormente, os Irmãos Grimm e o dinamarquês Hans Christian Andersen deram segmento à proposta de Charles Perrault, com narrativas mais suaves, cujos desfechos culminavam em uma “moral da história”. (...)”

Contos de fadas e sua influência na vida das crianças
“(...) Os contos atuais demonstram uma preocupação com o impacto que podem produzir nas crianças e na influência que suas histórias podem causar na vida dos pequenos. Por isso, temáticas consideradas violentas e pouco lúdicas foram completamente abolidas, embora ainda sejam perceptíveis resquícios de um universo um pouco assustador nos principais contos de fadas



❑ Você já leu contos de fadas? Em caso afirmativo, qual sua história preferida e por quê? ❑ Quando os contos de fadas começaram a ser registrados em livros?


❑ Antes de serem escritas, como as histórias eram transmitidas?


❑ Por que os contos de fadas sofreram alterações e não são mais, em sua totalidade, iguais a sua origem?

Respostas

respondido por: gabriellyvictoriaah
1

Resposta:

Já li, os três porquinhos, é minha história preferida porque acho engraçado, Os contos de fadas só começaram a ser registradas em livros na Idade Média, quando a criança começou a existir de fato. Até então não havia grandes distinções entre adultos e crianças, pois ainda não havia aquilo que conhecemos hoje por infância.

Antes de serem escritas as histórias eram transmitidas por meios visuais e auditivos.

Os contos de fadas sofreram alterações porque muitas vezes apresentavam aspectos polêmicos com episódios de violência ou maldade, envolvendo, inclusive, crianças.


Anônimo: Qual é primeira resposta e outras também
gabriellyvictoriaah: coloquei em ordem de acordo com o texto
Anônimo: Valeu aí então
Perguntas similares