Agora, é com você, estudante! Esse texto é um excerto do texto literário (romance) “A Escrava Isaura”, de Bernardo Guimarães. Assim como “Iracema”, a obra em epígrafe marca a época de instauração da prosa romântica no Brasil. Ela foi adaptada para a televisão, no gênero textual novela. Assim, em sua percepção, que aspectos poderiam ser citados quanto às diferenças entre as duas produções artísticas? Faça uma exposição oral.
Respostas
Resposta:
tbm tô precisando da resposta, vc já sabe????
aliás, que as desventuras de sua protagonista, tratada como negra, embora branca, fosse tomada como símbolo do combate ao sistema escravista da época, começava a se levantar questões sobre os "abomináveis e hediondos" crimes da escravidão e o rebaixamento da pessoa humana em função de sua raça
e classe social.
Primeiramente, a escrava Isaura é branca, algo incomum para um escravo no Brasil, destaque no tráfico negreiro. Já a Iracema é descrita como uma índia, linda e com traços indígenas, algo comum no Brasil.
Outra diferença é que Iracema traz a presença do índio, temas ufanistas, linguagem e marcação do tempo indígenas. Já o tema relacionado à obra Escrava Isaura é o da escravidão.
Por último, temos as diferenças nas personalidades das personagens principais de cada obra. Enquanto a escrava Isaura é a representação de uma mulher idealizada, com sua beleza, caráter e honra. Já a personagem Iracema é rebelde, vai atrás do desconhecido e muitas vezes, a obra dá a entender que ela manipula Martin.
Leia mais em: https://brainly.com.br/tarefa/5839093