1. Pobre Isaura! Sempre e em toda parte esta continua importunação de senhores e de escravos, que não a deixam sossegar um só momento! Como não devia viver aflito e atribulado aquele coração! Dentro de casa contava ela quatro inimigos, cada qual mais porfiado em roubar-Ihe a paz da alma, e torturar-Ihe o coração: três amantes, Leôncio, Belchior, e André, e uma emula terrível e desapiedada, Rosa. Fácil -lhe fora repelir as importunações e insolências dos escravos e criados; mas que seria dela, quando viesse o senhor?!...
A) assemelham-se aos das demais escravas do país, o que indica o estilo realista da abordagem do terra da escravidão pelo autor do romance.
B) revelam a condição degradante das mulheres escravas no Brasil, que, como Isaura, de acordo com a denúncia feita pelo autor, eram importunadas e torturadas fisicamente pelos seus senhores.
C) indicam que, quando o assunto era o amor, as escravas brasileiras, de acordo com a abordagem lírica adotada pelo autor, eram tratadas como as demais mulheres da sociedade.
Respostas
Resposta:
B) Revelam a condição degradante das mulheres escravas no Brasil, que, como Isaura, de acordo com a denúncia feita pelo autor, eram importunadas e torturadas fisicamente pelos seus senhores.
Os sofrimentos da escrava Isaura revelam a condição degradante das mulheres escravas no Brasil, que, como ela, de acordo com a denúncia feita pelo autor, eram importunadas e torturadas fisicamente pelos seus senhores. Por esse motivo, a resposta correta é a letra B.
Segundo o texto, Isaura precisava aguentar quatro inimigos: três amantes e Rosa. Para a escrava, afastar as importunações dos escravos e dos criados foi tranquilo; por outro lado, quando se tratava de Leôncio, seu senhor, era mais difícil. Isso fez com que ela fosse torturada por ele.
LINK: https://brainly.com.br/tarefa/6051253
BONS ESTUDOS!