Respostas
Resposta:
EXPLIQUE OS DEBATES FILOSOFICOS REALIZADOS PELOS PRE SOCRATICOS .
A.01 = Os debates da Filosofia pré-socrática compartilhava um objetivo: descobrir a origem do universo. Nesse período, os primeiros filósofos ocidentais buscaram observar a natureza para entender como ela funciona e, assim, atribuir uma causa como origem primeira de todo o universo.
QUEM ERAM OS SOFISTAS E QUAIS ERAM SUAS PRINCIPAIS IDEIAS
B.01 = Diferente dos filósofos que buscavam uma verdade absoluta, os sofistas defendiam que não se pode conhecer o Ser, por exemplo, mas só ter opiniões subjetivas sobre a realidade, e, diante disso, asseguravam que, para se relacionar com o mundo e com os humanos, os homens devem valer da linguagem para persuadir sobre as suas ideias e opiniões.“A verdade é uma questão de opinião e de persuasão, e a linguagem é mais importante do que a percepção e o pensamento” Os sofistas eram um grupo de pensadores identificado como ausência de uma doutrina em comum e pelo ensino voltado a um fim instrumental
DISCORRA SOBRE AS IDEIAS DE SÓCRATES
B.02 =
- Na imortalidade da alma = Sócrates racionalmente, observando os acontecimentos ao seu redor e a forma humana de conhecer e de imaginar, concluiu que é ilógico que a alma humana seja finita.
- Na impossibilidade de se aprender as virtudes com os sofistas =Eles tinham discursos para tudo e isso desagradava Sócrates que era comprometido com a verdade.
- Segundo ele, o conhecimento é que ilumina a vida mostrando o que é bom, justo e certo. = Com certeza esta é uma das principais ideias de Sócrates, afinal ele preferiu morrer para não se desonrar. Como ele sabia que defendia a verdade, morreu defendendo-a.
- Na busca pela virtude como mais importante que a busca por dinheiro = As virtudes da alma eram mais importantes que o conforto do corpo, que é alcançado com o dinheiro. Ora, tudo isso passa, mas não a verdade, a honradez, as virtudes, o amor, a alma, etc.
- Na democracia com um filósofo a frente = Essa ideia de Sócrates, Platão adotou muito bem. Mestre e discípulo defendiam que o filósofo, por ser comprometido com a verdade e ver as coisas com sabedoria, é o mais indicado para governar.
- Na ética do senso comum = Neste caso Sócrates defendia que o homem comum é capaz de perceber na própria consciência como agir de forma correta.
RESUMO DO PERÍODO ANTROPOLÓGICO OU PERÍODO SOCRÁTICO
C.01 = Período socrático ou antropológico, do final do século V e todo o século IV a.C., quando a Filosofia investiga as questões humanas, isto é, a ética, a política e as técnicas (em grego, antropos quer dizer homem; por isso o período recebeu o nome de antropológico).
DUALISMO PLATÔNICO
D.01 = O dualismo platônico a teoria de Platão de que existem duas naturezas profundamente distintas, de modo que tudo ou é de um tipo ou de outro.
Estes "tipos" são o sensível e o inteligível. Para Platão, tudo aquilo que percebemos pelos cinco sentidos (como cores, cheiros e todas as coisas que são de natureza física) é parte da natureza sensível, enquanto que tudo aquilo que compreendemos apenas pelo intelecto (como o belo, o justo, o verdadeiro e o falso) é de natureza inteligível.
Para ele as coisas sensíveis eram, por natureza, inferiores às inteligíveis, de modo que deveríamos guiar nosso pensamento pela razão e não pelos sentidos.
EXPLIQUE A RELAÇÃO DO POSITIVISMO E O SURGIMENTO DO SOCIAL IMO.
E.01 = O positivismo funda, então, a Sociologia, que a princípio recebeu o nome de “física social”. Sua função seria compreender as condições constantes e imutáveis da sociedade (a ordem) e também as leis que regiam seu desenvolvimento (o progresso).
RESUMO DO PENSAMENTO DE EILE DURKHEIM
E.02 = Herdeiro do positivismo de Augusto Comte, Durkheim acreditava que os acontecimentos sociais poderiam ser observados como coisas (objetos), pois assim seria mais fácil de estudá-los. Ele propôs regras de observação e de procedimentos de investigação que fizessem com que a Sociologia fosse mais “científica”.
RESUMO DO PENSAMENTO DE MAX WEBER
F.01 = Max Weber, expressa seu pensamento sociológico a partir das relações do indivíduo com o meio social, destacando que para ele a sociedade não se constitui em apenas “coisa”, ou um mecanismo, mas que fundamenta-se na concepção de “ação social”, e ainda, na crença de que a sociologia é uma “ciência compreensiva”.
COMPARE A RELAÇÃO INDIVIDUO E SOCIEDADE DE ELIE DURKHEIM E MAX WEBER.
G.01 = Enquanto Weber visa compreender o desenvolvimento e a evolução do capitalismo no ocidente por meio das motivações engendradas pela ética protestante,|||| Durkheim visa explicar a taxa de suicídios enquanto um fenômeno social.