A química orgânica estuda, fundamentalmente, o carbono, que é o quarto elemento mais abundante na superfície da terra, estando presente em basicamente todos os lugares, do fundo do oceano até os medicamentos que consumimos. Foi o advento da tecnologia que possibilitou a realização da síntese de moléculas existentes na natureza em laboratório.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre química orgânica, analise as afirmativas a seguir.
I. Os compostos orgânicos eram extraídos apenas de organismo vivos.
II. Antes da descoberta de Friedrich Woler, a utilização de compostos orgânicos era amplamente difundida.
III. Woler descobriu o metano.
IV. Acreditava-se que os compostos possuíam algo chamado de força vital.
Está correto apenas o que se afirma em:
A) I, II e IV.
B) III e IV.
C) I e III.
D) I e IV.
E) II e III.
Respostas
Resposta:
Letra D
Explicação:
Com referência ao que se sabe sobre química orgânica e ao que ela estuda, está correto o que se diz nas alternativas I e IV. Portanto, a letra D) é a opção correta.
Origem da química orgânica
O termo "química orgânica" foi introduzido em 1807 por Jöns Jacob Berzelius, para estudar compostos derivados de recursos naturais.
Acreditava-se que esses compostos relacionados à vida possuíam uma “força vital” que os diferenciava dos compostos inorgânicos, pensava-se também que era impossível preparar um composto orgânico em laboratório, o que havia sido conseguido com compostos inorgânicos.
A química orgânica é a disciplina científica responsável por estudar a estrutura, propriedades, síntese e reatividade de compostos químicos, formados especialmente por carbono e hidrogênio, eles também podem conter outros elementos, mas em pequenas quantidades como oxigênio, enxofre, nitrogênio, halogênios, fósforo, silício.
Entenda mais sobre química em: https://brainly.com.br/tarefa/47772398
#SPJ2