Respostas
Ao falarmos do legado dos gregos para o mundo contemporâneo, percebemos que muitos textos ressaltam como as experiências políticas experimentadas em Atenas serviram de base para a construção do regime democrático. A luta pelo fim dos privilégios aristocráticos e a consolidação de uma sociedade com direitos mais amplos teriam sido os pilares dessa nova forma de governo. Contudo, não podemos afirmar que a ideia de democracia entre os gregos seja a mesma do mundo contemporâneo.
Atualmente, quando definimos basicamente a democracia, entendemos que este seria o “governo” (cracia) “do povo” (demo). Ao falarmos que o “governo pertence ao povo”, compreendemos que a maioria da população tem o direito de participar do cenário político de seu tempo. De fato, nas democracias contemporâneas, os governos tentam ampliar o direito ao voto ao minimizar todas as restrições que possam impedir a participação política dos cidadãos.
Não, na nossa sociedade enquanto país, podemos observar por exemplo o estudo da filosofia, bem como o modelo de democracia, já que a nossa própria versão de democracia foi inspirada no modelo grego.
Este modelo foi aprimorado, mas em base, segue preceitos semelhantes. Já de modo geral, as influências gregas sobre arte, arquitetura e até mesmo na estética, ainda é visível.
Exemplo disso, são as olimpíadas, prática começada pelos gregos, e que nos dias atuais tem proporção mundial. Onde atletas dos mais diversos nichos competem entre si.
Quer saber mais sobre o assunto?
https://brainly.com.br/tarefa/29235096