Respostas
Resposta:
Olá!
Harmonia, Melodia e Ritmo.
Explicação:
Melodia: o que se canta
A melodia é o componente mais memorável da música. É o que cantamos quando lembramos de uma música; é a essência da canção. As melodias atuais têm por característica a monofonia, ou seja, nelas as notas se apresentam uma de cada vez. Nos séculos XV a XVII, por exemplo, era mais comum a polifonia (duas ou mais melodias aparecendo simultaneamente). Para que uma melodia seja coerente, ela deve respeitar a tonalidade da peça musical. Por exemplo, se a música está na tonalidade de dó maior, a melodia vai ter como base as notas da escala de dó maior, no caso as teclas brancas do teclado. Para cada tonalidade existe uma escala. Se o tom da música é dó maior, é apropriado usar a escala de mesmo nome para a construção da melodia.
Ritmo: o motor da música
O ritmo é o componente mais primitivo da música. Antes do ser humano tocar qualquer nota musical, já tocavam os tambores para anunciar guerra ou puramente para celebração. O ritmo é um elemento dinâmico, organizacional e repetitivo da música. É a combinação entre sons e silêncios que servem como esqueleto para uma melodia. A duração dos sons (por exemplo, som curto ou longo) também são definidas pelo ritmo. Ritmo também é o único componente que se relaciona exclusivamente com o tempo. A velocidade de uma música chamamos de tempo, que pode ser medido por BPM (batidas por minuto). À velocidade do relógio, denominamos 60 BPM. Músicas mais rápidas possuem um maior BPM, ao contrário de músicas mais lentas, que possuem um menor BPM.
Harmonia: sente-se, mas não se escuta
A harmonia tem função de acompanhamento. São as notas que acompanham a melodia, as quais chamamos de acordes. Falar de harmonia é falar de acordes e suas cadências. Acordes têm por conceito “duas ou mais notas tocadas simultaneamente”. Na música ocidental, geralmente utilizamos tríades ou tétrades, acordes compostos por três ou quatro notas, respectivamente. À nota mais grave do acorde denominamos de nota Fundamental. É também ela que dá nome ao acorde. Por exemplo, no acorde de Dó maior a fundamental é Dó. Da mesma maneira, num acorde de Mi menor a fundamental é Mi. A harmonia tem como função dar sentimento à música. Músicas de aspecto melancólico geralmente estão em uma tonalidade menor, e possuem mais acordes menores que maiores. O contrário acontece para músicas alegres.
Espero ter ajudado!