A resenha é considerada um dos gêneros textuais mais comuns entre os trabalhos acadêmicos, principalmente com o intuito de aferição de leitura. Esse gênero ganha todo esse destaque "não somente por descrever, apresentar e avaliar objetos culturais, mas igualmente por articular, nesse movimento, o diálogo com textos e autores" (RUIZ; FARIA, 2012, p. 99), permitindo, assim, os mais diversos questionamentos e reflexões tanto pelo leitor quanto pelo autor do texto resenhado.
Segundo Motta-Roth (2001), ao se resenhar, quatro etapas devem ser obrigatoriamente realizadas: apresentar, descrever, avaliar e recomendar ou não o livro. Essas ações geralmente aparecem nessa ordem, mas podem variar de acordo com a ênfase que se queira dar a determinada parte.
Com isso em mente, analise a resenha a seguir:
Descrição da imagem não disponível
Observe a resenha e diga, inicialmente, se todas as etapas foram cumpridas e, a seguir, indique quais partes foram, ou não, encontradas.
Respostas
Resposta:
s partes que marcam que esta estruturação foi cumprida são as seguintes:
Apresentação: 1.º parágrafo - "Vitória Secat, enfermeira pela escola [...]", "[...] atualmente é membro [...]", "Além de ser autora [...]", "[...] sua obra tem por raio [...]" etc.
Descrição: a resenha não apresenta a descrição das partes.
Avaliação: 2.º ao 4.º parágrafos - "Esrito na forma de manual, o artigo é didático e possibilita rápida apreensão [...]", "[...] um valioso portal de acesso [...], "Outro aspecto importante [...]" etc.
Recomendação ou não do livro: 5º parágrafo - "[...] sendo melhor recomendado [...]"
A resenha acima, analisa a obra "Artigo Científico", trata-se de um bom texto, mas não traz nenhuma análise crítica de possíveis falhas do livro ou de sugestões para uma próxima edição, o que nos faz imaginar que esta resenha publicada com o intuito de se fazer propaganda de vendas para o livro ou ainda na possibilidade que o livro realmente não apresenta nenhuma possível falha. Isso não desmerece o texto, mas nos faz suspeitar da suposta neutralidade da autora da resenha.
Explicação: espero ter ajudado.
Resposta:
A partir da leitura e análise da resenha realizada por Bonatto e Samczuk, percebe-se que nem todas as partes foram realmente cumpridas, uma vez que falta a descrição.
A resenha tem cinco parágrafos e apresenta a seguinte estruturação:
Apresentação: 1.º parágrafo.
Descrição: a resenha não apresenta a descrição das partes.
Avaliação: 2.º ao 4.º parágrafos.
Recomendação ou não do livro: 5º parágrafo.
Explicação: