Respostas
Resposta: As plantas mais referidas pelos índios Tapebas resultaram, após a identificação, em 57 táxons identificados até espécie, dois identificados apenas pelo gênero e quatro plantas não identificadas, perfazendo-se, então, um total de 63 táxons. As famílias com maior número de espécies mencionadas foram Lamiaceae (5), Liliaceae (5), Anacardiaceae (4), Euphorbiaceae (4) e Fabaceae sensu lato (5).
As informações sobre as plantas mencionadas pelos índios foram agrupadas na forma de tabelas. Na tabela 1, as plantas estão listadas segundo o nome popular, nome científico e família botânica correspondentes. Na tabela 2 as plantas são apresentadas pelo seu nome popular, além de serem relacionadas quanto a sua indicação popular, parte utilizada, posologia e modo de uso. Das 63 plantas referidas somente 49 tiveram suas ações relatadas, pois foram mais citadas. Tais informações foram descritas de acordo com os relatos dos índios entrevistados, utilizando um formulário de entrevista.
As espécies mais utilizadas pelos índios foram agrupadas em três categorias distintas. A categoria 1 agrupa nove plantas cujo uso é considerado validado. A categoria 2 contém cinco plantas cujas atividades farmacológicas foram bem determinadas. No entanto, estas apresentam limitações no uso devido à toxicidade quando usadas em altas doses. A categoria 3 agrupa nove plantas que são pouco conhecidas quimicamente, mas que contam com alguma atividade biológica detectada. A seguir estão listadas as categorias estabelecidas e as informações obtidas para as espécies na pesquisa bibliográfica, a qual enfocou a constituição química e a atividade biológica.
A sálvia é uma planta medicinal muito especial para as comunidades indígenas, já que ela ajuda a reforçar a imunidade e resistência corporal contra a ação de vírus e bactérias. Trata-se de uma pequena planta que faz parte da família das mentas, tendo caules lenhosos e folhas acinzentadas.
Explicação: Espero ter ajudado :)
Bons Estudos!