• Matéria: Biologia
  • Autor: camilanicoY
  • Perguntado 5 anos atrás

Desenhe comparativamente às fases da Mitose (prófase, metáfase, anáfase, telófase) e as fases da Meiose I (prófase I, metáfase I, anáfase I, telófase) numa célula animal com ​2n=6 e destaque as principais diferenças nesses dois processos de divisão celular visível em seu desenho.

Respostas

respondido por: leticiaketelen
4

Resposta:  

MITOSE: Prófase: inicia-se logo após a interfase, uma longa etapa na qual ocorrem aumento da célula, produção de organelas e a duplicação dos cromossomos. Na prófase, os cromossomos aumentam sua condensação, e o nucléolo, local onde os ribossomos são formados, desaparece. Inicia-se ainda a formação do fuso mitótico (estrutura constituída por microtúbulos), e os centrossomos (região onde são organizados os microtúbulos) afastam-se.

Prometáfase: ocorre a desintegração do envoltório nuclear, também chamado de carioteca. Os microtúbulos que partem do centrossomo ligam-se ao cinetócoro (estrutura proteica localizada no centrômero) dos cromossomos. Os cromossomos continuam sua condensação.

Metáfase: os cromossomos atingem seu maior grau de condensação. Os centrossomos estão em lados opostos da célula, e os cromossomos estão organizados na região mediana da célula (placa metafásica).

Anáfase: na fase mais curta do processo de mitose, ocorrem a separação das cromátides irmãs e a migração em direção aos polos das células. A célula alonga-se e, no final dessa etapa, temos dois polos com a quantidade completa de cromossomos.

MEIOSE: Prófase I: assim como a prófase da mitose, inicia-se após a fase de interfase, na qual ocorrem o aumento da célula e a duplicação dos cromossomos. Na prófase I, iniciam-se a condensação dos cromossomos, a destruição do envelope nuclear, a formação do fuso e a movimentação do centrossomo. Podemos dividir a prófase I em cinco subetapas, as quais são meramente didáticas, ou seja, servem para auxiliar o entendimento do processo. São elas:

- Leptóteno: inicia-se uma maior compactação dos cromossomos.

- Zigoteno: ocorre a sinapse (aproximação dos cromossomos homólogos).

- Paquiteno: formação da tétrade ou bivalente. O termo tétrade indica que os dois cromossomos homólogos emparelhados possuem quatro cromátides. Já o termo bivalente é usado em referência a dois cromossomos homólogos ou emparelhados. Nessa fase, verificam-se quebras nas cromátides seguidas por soldaduras, que muitas vezes ocorrem em posições diferentes das originais. Esse fenômeno é chamado de crossing-over.

Leia também: Permutação

- Diploteno: inicia-se a separação dos homólogos e é possível perceber que suas cromátides cruzam-se em alguns pontos (quiasmas).

- Diacinese: os homólogos separam-se, e a prófase I é finalizada.

Metáfase I: os pares de cromossomos homólogos estão dispostos na placa metafásica. Nessa etapa, as duas cromátides de um homólogo estão ligadas aos microtúbulos de um polo, e as cromátides do outro homólogo estão presas aos microtúbulos do outro polo.

Anáfase I: cromossomos homólogos separam-se e movem-se em direção aos polos opostos.

Telófase I: os cromossomos estão separados em dois grupos em cada polo. Ao final dessa fase, a citocinese ocorre, e o citoplasma da célula é dividido, formando duas células-filhas.

Anexos:

camilanicoY: Obgdddd
leticiaketelen: NADDAAAAA
leticiaketelen: PRFV SE TIVER COMO MARCA COMO A MELHOR DES DE JA AGRADEÇO :)
camilanicoY: Como é que faz ?
leticiaketelen: LÁ EM CIMA TEM UMA COROA CLICA NELA :) IRA ME AJUDAR BASTANTE
leticiaketelen: LA PERTO ONDE TEM MEU NOME NA DIREITA
Perguntas similares