No poema grego Odisseia, que narra as viagens lendárias do herói Ulisses, esse personagem chega a um país habitado por gigantes chamados Ciclopes, que são descritos como "homens sem leis", porque "não têm assembleias que julguem ou deliberem" e "cada um dita a lei a seus filhos e mulheres sem se preocuparem uns com os outros".
(Homero, Odisseia. São Paulo: Nova Cultural, 2002, p. 117).
Leia as afirmativas.
I. As cidades-estado gregas diferenciavam-se do país lendário pela existência do Estado organizado e de um sistema de leis para regular as relações sociais.
II. A cidade de Esparta era estruturada politicamente num modelo oligárquico e militarista, já Atenas, adotaria o modelo democrático.
III. A democracia grega era participativa, inclusive os escravos deveriam participar das assembleias para a deliberação das questões ligadas à cidade.
Estão corretas as afirmativas:
(1 Ponto)
a) I e II.
b) I e III.
c) II e III.
d) I, II e III.
Respostas
respondido por:
0
Resposta: A
Explicação:
A alternativa III está incorreta, pois somente quem participava da Eclésia eram os cidadãos, o primeiro conceito de cidadão estava expresso nas Leis Draconianas, as quais excluíam os estrangeiros - qualquer pessoa que não nascesse em Atenas -, as mulheres, os escravos, aliás era garantido somente se tivesse posses - terras. Com a reforma política de Sólon, o conceito de cidadão expandiu (dado que era pautado na renda), entretanto os escravizados ainda continuaram a ser excluídos.
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás