Respostas
Resposta:Início
Soluções
Consultorias
Blog
Estudos de Mercado
Fale conosco
Buscar no Sebrae
Entrar
Cadastrar
Blog do Sebrae/SC
Encontre no blog
Voltar
empreendedor e empresario 1 1024x683 - Qual a diferença entre empreendedor e empresário?
EMPREENDEDORISMO / LIDERANÇA
Qual a diferença entre empreendedor e empresário?
PUBLICADO EM 13 DE JUNHO DE 2017
Empreendedor e empresário não são sinônimos. Muitos confundem e poucos veem as diferenças. Mas empreendedor e empresário têm papéis distintos e exigem competências diferentes. Ou seja, nem todo empreendedor é empresário, assim como nem todo empresário é um empreendedor. A confusão ocorre porque muitos desconhecem as características de um empreendedor e as de um empresário. Para muitos, empreendedor e empresário é quem abre um negócio. Abriu um negócio, pensam que é tudo a mesma coisa – o que definitivamente não é.
Existem empreendedores que falham justamente por não serem empresários. Têm a ideia, abrem o negócio, mas faltam as competências necessárias para consolidar aquilo que criou. Agregar conhecimento sobre gestão pode ajudar a dar conta de levar o negócio adiante. O empresário, por sua vez, se falta capacidade de criar e inovar ainda pode procurar desenvolver características empreendedoras.
empreendedor e empresário
Diferenças entre empreendedor e empresário
Compreender quem é o empreendedor passa por entender o que é empreendedorismo. “É a capacidade de identificar problemas e oportunidades, desenvolver soluções e investir recursos na criação de algo positivo para a sociedade”. O empreendedor é a pessoa que sabe colocar tudo isso em prática. Pode ser abrindo um negócio ou concebendo um projeto. Exemplos de empreendedores de sucesso não faltam. Sua postura é focada na paixão por ter ideias, inovar e gerar riquezas e mudanças no cotidiano das pessoas.
O empreendedor costuma ser identificado pelas seguintes características:
– Tem iniciativa;
– É persistente;
– Planeja suas ações;
– Tem autoconfiança;
– É líder;
– Age com coragem;
– Preza pela eficiência;
No caso do empresário, ele pode até possuir algumas das características do empreendedor. Mas suas competências estarão sempre voltadas para a perpetuação do negócio ou da empresa. Empresários abrem suas empresas, mas muitos compram ou herdam negócios prontos. E assim, optam por administrá-los sem grandes inovações, seguindo a risca a forma como era gerenciado.
Ao contrário do empreendedor, o empresário não é um realizador de novas ideias somando criatividade e imaginação. Ele dificilmente corre os riscos de um empreendedor. Importa ter uma visão mais concreta do que é ter e gerenciar um negócio. O empresário quer manter rotina financeira, gerenciar equipe ou aumentar vendas. Ou seja, empreendedor é paixão, empresário é profissão.
Explicação:
Empreendedor = Paixão