• Matéria: História
  • Autor: IsaGata260
  • Perguntado 5 anos atrás

Faça um resumo de no mínimo 30 linhas sobre o Massacre no Congo Belga do Século XIX

Respostas

respondido por: caio2003silvamorais
1

Resposta:

Congo é uma República Africana situada no coração do continente, no decorrer do século XIX os belgas se apoderaram desse território. O processo de colonização do continente africano para a divisão das colônias por parte dos Europeus ocorreu em 1885, em Berlim, cidade Alemã, que sediou a conferência.

Na Conferência de Berlim ficou definido que o Congo seria explorado pela Bélgica, mas do século XIX até a primeira década do século XX a posse pessoal era do Rei belga Leopoldo II, e só a partir dessa data que o país africano foi efetivado como colônia.

respondido por: alissongs1
2

Resposta:

Nas décadas finais do século XIX e na década inicial do século XX, quando o rei Leopoldo II de Bélgica assumiu o Congo como Em 1904, o relatório enviado pelo cônsul britânico Roger Casement provocou a prisão de alguns oficiais brancos, responsáveis por um massacre durante uma expedição para coleta de material para produção de borracha em 1903. Para se ter uma ideia da carnificina, um único individuo belga assassinou cerca de 122 congolesesriedade pessoal, transformando o país em uma série de plantações mantidas com o trabalho escravo do povo nativo

Explicação: Do século XIX até a primeira década do século XX a posse pessoal era do Rei belga Leopoldo II, e só a partir dessa data que o país africano foi efetivado como colônia.

Mais tarde, na década de 50, Congo revelou um guia nacionalista de nome Patrice Lumumba, a partir de sua ideologia patriótica iniciou um processo de lutas em busca da independência do país em relação à metrópole.

Após muitas manifestações internas ocorridas no Congo os belgas resolveram entregar o território e logo depois foi instituída a independência do país .

No entanto, o processo de descolonização não garantiu a paz no Congo, pois em pouco tempo depois Moisés Tshombe, que governava uma província chamada de Katanga, colocou em prática uma iniciativa de caráter separatista com o apoio militar das tropas belgas.

Com a situação de pressão que a República do Congo estava passando o governo pediu a ajuda das autoridades da ONU, então foram enviadas forças de paz, entretanto, não obtiveram êxito. Os Estados Unidos, temendo que a ideologia socialista se expandisse no continente, levantaram um grande incentivo para retirar do poder o socialista Lumumba, com a pressão esse líder foi logo substituído pelo General Joseph Mobutu.

Em pouco tempo depois Lumumba foi preso pelos rebeldes de Katanga e foi assassinado em 1961. O país começou a estabilizar politicamente em 1964, quando as forças de paz deixaram o território. A tranqüilidade durou pouco, pois Tshombe realizou uma tentativa de tomada do poder, promovendo uma nova rebelião. Uma das últimas mudanças ocorridas foi em 1971, no qual o nome foi substituído.

Soldados da República do Congo.

Perguntas similares