Respostas
Resposta:
. O nascimento dos 12 Titãs
Na continuação dessa lenda, conhecemos como nasceram os Titãs, as divindades poderosas que precederam os deuses do Olimpo. Portanto, antes de Apolo, Atena e companhia, da união entre Gaia e Urano surgiram 12 criaturas elementares: Têmis, Febe, Tétis, Mnemosina, Teia e Reia (do lado feminino) e Crio, Hiperião, Jápeto, Ceos, Oceano e Cronos (do lado masculino).
Também surgiram do enlace da Terra com o Céu criaturas monstruosas como os Ciclopes (que personificam o relâmpago) e os gigantescos Hecatônquiros.
3. O mito de Cronos, o deus que devorava seus filhos
Urano não gostava de seus filhos e não queria que eles saíssem da Terra. Isso provocou a ira de Gaia, que convocou seus filhos a se rebelarem contra o pai. Só Cronos atendeu ao chamado.
Munido de uma foice dada por Gaia, na primeira oportunidade Cronos perfurou Urano nos testículos, de onde jorrou sangue que fecundou a Terra. Assim nasceram os Gigantes, as Erínias (entidades punitivas) e as ninfas Melíades. Algumas gotas de sangue caíram no mar, dando origem a Afrodite, deusa do amor e da beleza.
Mas Cronos não cumpriu com sua palavra. Ele não libertou seus irmãos das profundezas da Terra (Tártaro) e passou a reinar sozinho. Devido a uma profecia de Gaia, que dizia que o reino de Cronos terminaria pelas mãos de um de seus filhos, sabe o que ele decidiu fazer? Comer todos eles. Sempre que a esposa de Cronos (Reia) dava à luz algum filho, o pai ia lá e devorava o recém-nascido.
Mas não deu certo com o caçula, Zeus. Com ajuda de Gaia, Reia conseguiu enganar Cronos e proteger o filho da fúria insana do pai, escondendo-o numa caverna na ilha de Creta. Mais tarde, a profecia iria se cumprir, com Zeus assumindo definitivamente o trono.
Explicação:
escolhi 2,espero ter ajudado