saborear o prazer.
60
As virtudes, como você já sabe, são
* bons hábitos,
* força moral,
* disposição adquirida e duradoura de sempre
fazer o bem, de escolher o melhor possível
para nós e para os outros.
As virtudes são tão atuais
e necessárias hoje como
eram há cinco mil anos.
Não sabemos como
humanidade estará organi-
zada cultural, científica e tec-
nologicamente daqui a dez milê-
nios. Mas disto temos certeza:
se as pessoas não praticarem as
velhas virtudes, simplesmente
não serão sábias nem felizes.
a
G 을
Colégio Estadual Alfredo Nasser.
Santa Rita do Araguaia, 09/01/2021
Disciplina: Educação Religiosa Professora: Elda
Aluno(a): U Jecodero Turma: 19 semestre EJA - Ensino Médio
peise
ATIVIDADE 1
Após ler o texto, responda:
a) Dominar-se é:
b) Dê exemplos sobre o que é autocontrole:
Respostas
Resposta:
Autocontrole emocional é o atributo que torna uma pessoa capaz de dominar as próprias emoções ou os impulsos decorrentes dessas emoções. Isso porque as emoções, em si, não podem ser controladas, pois são reações espontâneas e automáticas a uma determinada situação – seja ela real, ou não. Significa que, para exercer o autocontrole, é preciso diminuir ou deixar a impulsividade de lado por um momento, dando espaço para uma análise racional de cada cenário.
Explicação:
Imagine que, ao chegar no seu local de trabalho, você encontre sua mesa totalmente bagunçada, mesmo que tenha arrumado tudo no dia anterior.
Imediatamente, você fica com raiva e começa a procurar pelo culpado, analisando a postura dos colegas em redor.
Seu primeiro impulso é gritar e exigir que quem fez aquilo se identifique, se desculpe e arrume tudo para que fique como estava. Se ceder, você pode provocar uma grande discussão por todo o departamento, despertando reações explosivas por parte de alguns indivíduos.
A outra opção é internalizar a situação, parando para pensar no porquê daquela desorganização. Então, para gerenciar a raiva, você vai até a cozinha, toma um pouco de água, respira fundo e decide, por fim, perguntar ao seu gestor ou colega o que está acontecendo.
Sem olhar para os lados, vai direto para a sala dele e pergunta, em um tom calmo, se alguém precisou mexer em sua mesa. Ao ser abordado desse modo, o gestor responde no mesmo tom calmo, informando que precisaram buscar um documento com urgência, e que, como você não estava presente, procuraram em sua mesa.
O líder pede desculpas e explica que, minutos atrás, todas as mesas estavam do mesmo jeito: um caos.
Nesse exemplo, o autocontrole serviu para evitar um conflito, mas pode ter outras finalidades interessantes, de acordo com o contexto.
Ele é importante quando precisamos nos concentrar em uma tarefa, pois nos dá força e motivação para deixar as distrações de lado.
Também permite a avaliação de cenários variados, e a escolha do mais apropriado.
E o autocontrole precisa estar alinhado a esse papel.
Uma mulher de 30 anos, por exemplo, pode exercer a função de profissional ou empresária no trabalho, de mãe e esposa em casa, de estudante em uma universidade, etc.
Para cada um desses papéis, ela recorre a um tipo de autodisciplina, já que sua postura em casa, com certeza, será diferente da postura no trabalho e na faculdade.