Leia o trecho a seguir a respeito da história da família: No âmbito da família burguesa, trata-se de diminuir a importância concedida às amas de leite; responsáveis pela manutenção alimentar e educação dos infantes nos primeiros anos, o que era causa do grande número de mortes precoces. Desse modo, reforça-se o papel da esposa dentro do núcleo familiar, a fim de fazê-la assumir sua função materna. Resulta daí a ascensão da mulher no ambiente doméstico, o que lhe permite assegurar o controle do universo caseiro e adquirir um novo lugar social, abrandando o patriarcalismo do século anterior e avançando ideologicamente, na medida em que o Estado não poderá mais prescindir de sua colaboração para a estabilidade e o funcionamento da engrenagem social. Entre as camadas inferiores, a evolução é mais lenta, uma vez que se trata de incorporar o trabalhador à concepção de família. Habituados a abandonar as crianças aos cuidados de instituições de caridade mantidas pelo poder público ou religioso, o casamento não lhes parecia como uma necessidade, menos ainda a educação dos filhos, em geral ilegítimos. A adoção dessas crianças aumenta o custo social da pobreza; além disso, as altas taxas de mortalidade infantil, por falta de atenção e cuidados na época conveniente, privam as indústrias nascentes de mão de obra barata e disponível. Daí a modificação: cabia estimular o matrimônio e a manutenção das crianças. Mais uma vez essa meta foi atingida por meio da aliança com as mulheres, ao se valorizar a circunstância de, numa família ordeira e ascendente ainda que de procedência proletária, a esposa não dever trabalhar, e sim voltar-se às suas funções, agora promovidas como naturais, quais sejam, os encargos domésticos e o cuidado das crianças (ZILBERMAN, Regina. Literatura na Escola. São Paulo: Global, 2012).
Considerando o trecho citado, pode-se afirmar que o processo de mudança da família burguesa converteu a figura materna no eixo central do universo doméstico e na agente de proteção dos filhos. Esse foi um movimento importante
PORQUE
I- As amas de leite ocuparam um papel ainda maior na família burguesa, no cuidado das crianças.
II- A infância passou a ser concebida como uma faixa etária especial que devia ser resguardada.
III- A mulher assume um papel importante no âmbito da família burguesa, ao se responsabilizar pelas tarefas domésticas e o cuidado com as crianças.
Explicitam as mudanças realizadas na sociedade pela organização da família burguesa APENAS as assertivas:
a.
III.
b.
I.
c.
II e III.
d.
II.
e.
I e II.
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
d. II
Explicação:
respondido por:
0
Resposta:
c - II e III
Explicação:
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás