• Matéria: Pedagogia
  • Autor: naelilima
  • Perguntado 5 anos atrás

Leia o texto e responda a seguir ao que se pede: "No início a ciência quis a morte do mito, como a razão quis a supressão do irracional, visto como um obstáculo a uma verdadeira compreensão do mundo, dando início assim a uma guerra interminável contra o pensamento mítico. [...] O mito por sua vez trabalha duro para se manter e, por meio de suas metamorfoses, está presente em todos os espaços. Do mesmo modo, a ciência atual busca menos sua erradicação que seu confinamento. Quando a ciência traça seus próprios limites, ela reserva ao mito - e ao sonho - o lugar que lhe é próprio." BALANDIER, Georges. A desordem: elogio do movimento. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1997. p. 17. (adaptado) - Com base no texto, é correto afirmar:
Escolha uma opção:

a.
A delimitação da área de saber, do saber científico, e antes dela, o saber filosófico, no mundo grego clássico, implica a constituição de um lugar próprio para o mito, específico, nem superior, tampouco inferior em relação aos saberes das ciências.

b.
O pensamento mítico se disseminou porque se pauta em conceitos e categorias.

c.
A morte e o extermínio do mito no Ocidente decorrem da supervalorização e consequente predomínio da razão.

d.
Pelo fato de ser destituído de significado social, o mito está completamente ausente dos espaços sociais contemporâneos, ocupados inteiramente pela Ciências e pela Filosofia.

e.
Na modernidade, o pensamento mítico é crucial para a compreensão científica do mundo.

Respostas

respondido por: naeli2006
9

Resposta:

A resposta correta é: A delimitação da área de saber, do saber científico, e antes dela, o saber filosófico, no mundo grego clássico, implica a constituição de um lugar próprio para o mito, específico, nem superior, tampouco inferior em relação aos saberes das ciências.

Explicação:

Compreender que os mitos não são etapas inferiores do conhecimento em relação a filosofia e, depois desta a ciência, compreendendo seu lugar específico em nossa civilização e em outros povos.

respondido por: mathsantos22
0

Resposta:

Neste sentido, o Mito é baseado no uso do Senso Comum, ou seja, não possui nenhum tipo de fundamento ou comprovação. Por outro lado, a razão é baseada no uso da racionalidade, que nos permite compreender e fazer interpretações sobre os fatos e situações do cotidiano

Expl: estuda mais!

Perguntas similares