A sociedade cristã medieval é uma complexa trama de contribuições gregas, romanas, germânicas, mas também judaicas. Pensando neste caldeirão multiétnico e religioso, encontramos uma sociedade tipicamente:
Escolha uma opção:
a.
uma sociedade meritocrática, liderada por filósofos e governantes letrados na Academia ou Liceu.
b.
uma sociedade guerreira, onde os guerreiros de origem germânica e romana, dominavam completamente os outros estamentos sociais.
c.
uma sociedade democrática, marcada pela plena e igual participação dos três principais estamentos da época, o clero, a nobreza e os servos-camponeses.
d.
uma sociedade estamental, controlada por religiosos, o clero, mas mantida também pelos interesses políticos e econômicos da nobreza. Ambos os estamentos sociais eram mantidos por trabalhadores, em sua esmagadora maioria, iletrados, chamados de servos-camponeses.
e.
uma sociedade estamental, de plena participação popular, dada a sua religiosidade e importância política e militar.
Respostas
respondido por:
3
Resposta:
A resposta correta é: uma sociedade estamental, controlada por religiosos, o clero, mas mantida também pelos interesses políticos e econômicos da nobreza. Ambos os estamentos sociais eram mantidos por trabalhadores, em sua esmagadora maioria, iletrados, chamados de servos-camponeses..
Explicação:
retomar um importante período da História e da História da Filosofia que é o período medieval, demonstrando a relação entre poder religioso e político em uma dada organização sócio-econômica da sociedade daquele período.
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás