Respostas
Resposta:
A melhora da concentração, do foco, do relaxamento, da autoestima e da estabilidade emocional são respostas claras dos exercícios recorrentes dos asanas e da respiração. Na prática, o ensinamento da yoga tem um resultado bastante positivo, visando a integração de corpo e mente e focando no momento e no estado presente. A concentração estimulada pelos exercícios de yoga é uma ferramenta que aprofunda essa integração e permite que a prática meditativa seja complementar aos asanas.
Sarvangasana (postura da vela)
Este asana é considerado a "mãe dos asanas" pela quantidade de benefícios que proporciona. Apoie os ombros no chão e mantenha o corpo ereto, segurando a coluna com as duas mãos e apontando os pés para o teto. Permaneça o quanto conseguir nessa posição invertida.
Ela estimula o sistema imunológico, o metabolismo, o sistema circulatório, os rins e o cérebro. Melhora o sono, a clareza mental, a visão, a audição e o rejuvenescimento celular. Com efeito, permanecer alguns momentos nesse asana, diariamente, será de grande valia para qualquer praticante. Os exercícios de yoga que estimulam a concentração são uma ótima alternativa à correria do cotidiano, promovendo mais domínio sobre o foco das tarefas rotineiras.
Pranayama (exercícios de respiração)
Respirar de maneira concentrada é que se exige neste exercício. Ao se concentrar em pranayama, a mente foca exclusivamente no processo de inspirar e expirar. Há, ainda, algumas variações possíveis na execução do pranayama: o sama vritti pranayama pressupõe o uso das duas narinas, enquanto o nadi shodhana requer o bloqueio manual de uma das narinas para a inspiração, alternando com o bloqueio da outra para a expiração.
Trataka (prática de meditação)
O movimento consiste em sentar-se com a coluna ereta, em frente a uma vela acesa, focando em entoar mantras, repetidas vezes, com os olhos cerrados. Após um tempo concentrando-se em um único pensamento, abrir os olhos e permanecer focado na chama da vela. O exercício endossa vibrações positivas que contribuem para um melhor equilíbrio entre corpo e mente.
Surya Namaskar (saudação ao sol)
A saudação objetiva exercitar o corpo e liberar a mente de tensões e frustrações que estejam bloqueando seu foco, aumentando a resistência física. Trata-se da execução de uma sequência de posições, cada qual com seu mantra específico, que celebra o sol enquanto deidade.
Dhanurasana (Posição de arco)
O movimento demanda do corpo a permanência em uma posição de arco, a partir da cadência da respiração. Com o corpo deitado de barriga para baixo, dobre as pernas, segure seus tornozelos com as mãos, inspire e erga peito e pernas. A posição demanda estabilidade sobre o abdômen, por cerca de 20 segundos.