• Matéria: Filosofia
  • Autor: martins82
  • Perguntado 5 anos atrás

Segundo as informações do gráfico apresentado, retiradas do estudo de OXFAM (2016) com base nos dados do Sistema Nacional de Cadastro Rural (SCNR), do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), é correto concluir:

a) No Brasil, o início do século XXI representa uma exceção histórica em relação à estrutura fundiária do país.

b) Os minifúndios e as pequenas propriedades, que são responsáveis pela maior parte da produção de alimentos no Brasil, tiveram um aumento significativo de área no início do século XXI.

c) O número de estabelecimentos rurais cresceu entre os anos de 2003 e 2010, evidenciando a tendência de efetivação da reforma agrária no Brasil.

d) O crescimento do número de estabelecimentos rurais associou-se ao crescimento da participação percentual das grandes propriedades no território nacional, evidenciando a continuidade da concentração de terras no Brasil.

e) As tendências para o futuro apontam para um decrescimento das grandes propriedades no Brasil.​

Respostas

respondido por: Deborahlp
19

Resposta:

letra D

Explicação:

Constata-se pelo gráfico que, apesar de o número de estabelecimentos rurais entre os anos de 2003 e 2010 ter aumentado, esse crescimento foi impulsionado pelas grandes propriedades. O problema secular de concentração de terras, que marca a história moderna do Brasil, não foi interrompido no início do século XXI. Essa questão relaciona-se diretamente com o problema da miséria rural e urbana no Brasil, por também significar concentração de renda e um modelo produtivo baseado na monocultura com uma estrutura de ocupações numericamente restritas e caracterizadas por baixos salários, entre outros fatores.

respondido por: valeskakarla
2

Resposta:

letra d

Explicação:corrigido

Perguntas similares