• Matéria: Pedagogia
  • Autor: carlinhabatista93
  • Perguntado 5 anos atrás

DESAFIO NOTA MÁXIMA
O conhecimento linguístico refere-se ao conhecimento a respeito de nossa língua, nos níveis morfológico, sintático e semântico. Para a compreensão do material linguístico no texto, quanto o repertório de palavras, o domínio de construção sintática e do significado das palavras, mais fácil será a construção do sentido para o texto. Leia o texto a seguir:
Eu levo ou deixo?

"Diz a lenda que Rui Barbosa, ao chegar em casa, ouviu um barulho estranho vindo do seu quintal. chegando lá, constatou haver um ladrão tentando levar seus patos de criançãoAproxima-se vagarosamente do indivíduo e, surpreendendo-o enquanto tentava pular o muro com seus amados patos, diz-lhe:

― Oh, bucéfalo anácrono! Não o interpelo pelo valor intrínseco dos bípedes palmípedes, mas, sim, por ousares transpor os umbrais de minha residência e pelo ato vil e sorrateiro de profanares o recôndito da minha habitação, levando meus ovíparos à sorrelfa e à socapa. Se fazes isso por necessidade, transijo, mas, se é para zombares da minha elevada prosopopeia de cidadão digno e honrado, dar-te-ei com minha bengala fosfórica bem no alto da tua sinagoga, e o farei com tal ímpeto que te reduzirei à quinquagésima potência que o vulgo denomina nada.
E o ladrão, confuso, diz:
― Dotô, eu levo ou deixo os pato?

Considerando a fala de Rui Barbosa e o contexto linguístico, analise as afirmações a seguir:
I. A compreensão parcial do texto se dá porque algumas palavras podem ser conhecidas do leitor, bem como o contexto permite o entendimento das palavras desconhecidas.
II. O uso, pelo locutor, do português rígido e próprio da língua escrita formal não permite o entendimento do texto.
III. Numa situação descontraída da comunicação oral, o mais provável seria o uso da fala coloquial, usada no texto de Rui Barbosa.
IV. O uso da fala extremamente formal no texto de rui Barbosa tem intenção pretensiosa, pedante artificial.
V. Os vocábulos utilizados não são contemporânea mas também não são ultrapassados. Até hoje podem ser utilizados em outra situação de interlocução.

adaptada de Anhanguera Educacional - Aula-Tema 06 - Gêneros Textuais / KOCH
As afirmativas I,II e IV estão corretas.
As afirmativa II, III e V estão corretas.
As afirmativa I e V estão corretas.
As afirmativa II e IV estão corretas.
As afirmativa II e III estão corretas.


carlinhabatista93: As afirmativas I e V estão corretas.

Respostas

respondido por: martinkoliveira
2

A alternativa que apresenta a classificação correta das afirmativas em relação à fala de Rui Barbosa e o contexto linguístico é a letra C) As afirmativas I e V estão corretas.

A seguir, analisaremos cada uma das afirmativas apresentadas no enunciado a fim de conferir a sua veracidade:

I - A primeira afirmativa está CORRETA, uma vez que o leitor consegue compreender parcialmente o texto por reconhecer algumas palavras, além de interpretar o contexto.

II - A segunda afirmativa está ERRADA, pois é possível que o leitor entenda o texto mesmo com a linguagem rígida e formal.

III - A terceira afirmativa está ERRADA, dado que Rui Barbosa utiliza a linguagem formal, e não a coloquial.

IV - A quarta afirmativa está ERRADA, já que Rui Barbosa não possui intenção pretensiosa, pedante e artificial ao utilizar a linguagem formal.

V - A quinta afirmativa está CORRETA, porque os vocábulos presentes no texto ainda são utilizados de vez em quando.

Veja mais sobre a linguagem formal em:

https://brainly.com.br/tarefa/45363426

Anexos:
Perguntas similares