1. Escolha cinco doenças genéticas do material de estudo e comente sobre elas.
a) Célula haploide
b) Célula Diploide
e) Homozigoto
f) Heterozigoto
g) Genes Dominantes
Respostas
Resposta:
a) Célula haploide: Células haploides (n) são aquelas que possuem apenas um conjunto cromossômico. O processo responsável por formar células com metade do número de cromossomos de uma espécie é a meiose.
Nos animais, as células haploides formam apenas os gametas, mas, em outros organismos, como as algas do gênero Chlamydomona, observa-se a fase haploide durante grande parte do ciclo de vida.
Nos seres humanos, as células haploides são o espermatozoide e o ovócito: as células reprodutivas. O número de cromossomos da nossa espécie é 46, portanto, as células reprodutivas, ou seja, nossas células haploides, possuem 23 cromossomos. A presença da metade de cromossomos nessas células garante que, após a fecundação, o número de cromossomos seja restabelecido.
b) Célula Diploide: Células diploides (2n) são aquelas que possuem dois conjuntos cromossômicos, ou seja, os cromossomos nessas células estão dispostos aos pares. Cada par possui cromossomos iguais (no que diz respeito ao tamanho e formato) e com os mesmos genes. Esses cromossomos iguais são chamados de homólogos.
As células diploides, na maioria dos animais, proliferam-se e formam um organismo multicelular. Isso quer dizer que todas as células do nosso corpo, com exceção dos gametas, apresentam 46 cromossomos. Em alguns organismos, no entanto, a fase diploide é apenas a do zigoto, como é o caso de algumas algas e leveduras.
e) Homozigoto: Homozigoto é o indivíduo que recebe genes idênticos dos pais para uma determinada característica. Já o heterozigoto ocorre quando esse indivíduo recebe um gene da mãe diferente do gene herdado pai.
Esses genes ocupam o mesmo lugar (chamado de "lócus") na formação de cromossomos homólogos. Sua estrutura constitui a cadeia de DNA (ácido desoxirribonucleico) e determina todas as características que o indivíduo apresenta.
Assim, os organismos homozigóticos são formados por pares de alelos idênticos (AA, aa, BB, bb, VV e vv) e os heterozigóticos são formados por pares de alelos distintos (Aa, Bb e Vv).
f) Heterozigoto: O conceito de heterozigoto define os indivíduos que possuem pares de genes com alelos distintos entre si.
Assim, os gametas heterozigóticos, diferentes dos homozigóticos, podem somente manifestar as características presentes no gene dominante.
Heterozigoto: (Aa, Bb e Vv) - presença de gene dominante e recessivo na formação dos indivíduos heterozigóticos.
Assim, na união de genes diferentes, como não são cópias idênticas, manifestam-se as características de apenas um dos genes, o dominante.
g) Genes Dominantes: Genes dominantes: Os genes dominantes são assim denominados porque determinadas características genéticas prevalecem em detrimento de outras. Isso se deve porque os genes dominantes não precisam do seu par de alelo dominante no cromossomo, ou seja, não precisam apresenta-se em dose dupla no genótipo para se manifestar. Os genes dominantes podem ser classificados de dois tipos. Veja:
• Dominante homozigoto puro
Nos estudos genéticos os genes dominantes de um indivíduo homozigoto puro é representado pelas letras maiúsculas, a exemplo de AA, BB, VV.
• Dominante heterozigoto híbrido
Nos estudos genéticos os genes dominantes de um indivíduo heterozigoto híbrido é identificado através da representação de uma letra maiúscula e uma minúscula, como Aa, Bb, Vv.