• Matéria: História
  • Autor: batistafiuzam
  • Perguntado 5 anos atrás

Leia o texto preocurando identificar suas ideias centrais


Anônimo: qual é o texto ?

Respostas

respondido por: cristianediasdeolive
22

Resposta:

Principais ideais iluministas:

- Os pensadores iluministas eram contrários ao regime absolutista em vigor, na maior parte, das nações europeias no XVIII. Ou seja, combatiam o autoritarismo e a centralização de poder nas mãos dos reis. Nesse sentido, os iluministas eram favoráveis à descentralização política e divisão do poder.

- Defendiam a ciência e a razão (visão do mundo racional) em substituição ao misticismo e as crenças. Inclusive, entraram em conflito com os princípios da Igreja Católica.

- Eram favoráveis ao fim das desigualdades e injustiças sociais, através, principalmente, da adoção de leis justas e equilibradas (igualdade perante a lei).

- Defendiam a liberdade, principalmente a de expressão. - Contestavam a ideia de "poder divino dos reis", muito utilizada para justificar o poder dos monarcas absolutistas.

- Acreditavam na possibilidade de um mundo melhor, baseado na colaboração entre os indivíduos.

- Eram favoráveis ao processo de independência das colônias, que eram dominadas por nações europeias.

Explicação:

A burguesia e o Iluminismo

Os burgueses foram os principais interessados nesta filosofia, pois, apesar do dinheiro que possuíam, eles não tinham poder em questões políticas devido a sua forma de participação limitada. Naquele período, o Antigo Regime ainda vigorava na França, e, naquela forma de governo, o rei detinha todos os poderes (absolutismo). Outra forma de impedimento aos burgueses eram as práticas mercantilistas, onde, o governo interferia ainda nas questões econômicas.  

No Antigo Regime, a sociedade era dividida da seguinte forma: No topo da sociedade estava o clero, em segundo a nobreza, em terceiro a burguesia e os trabalhadores da cidade e do campo. Com o fim deste poder, os burgueses tiveram liberdade comercial para ampliar significativamente seus negócios, uma vez que, com o fim do absolutismo, foram tirados não só os privilégios de poucos (clero e nobreza), como também, as práticas mercantilistas que impediam a expansão comercial para a classe burguesa.  

 

respondido por: elizangelagosmes16
0

Resposta:

boa sorte feliz natal eu também não sei a resposta

Explicação:

seja feliz não sei se essa mensagem vai te ajudar muito mas só vive a

Perguntas similares