Sobre as características das normas jurídicas, destacam-se duas partes, sendo que uma parte tem o dever jurídico, enquanto que a outra parte tem o direito subjetivo. Ainda, é o uso da força para combater aqueles que não observam as disposições legais. As características citadas, respectivamente, são:
a)
Bilateralidade e coercibilidade.
b)
Abstratividade e imperatividade.
c)
Generalidade e bilateralidade.
d)
Imperatividade e coercibilidade.
e)
Generalidade e abstratividade.
Respostas
A alternativa correta é letra A. Uma das principais características das normas jurídicas é a bilateralidade, que consiste na relação subjetiva entre duas pessoas ou mais, sendo que sempre haverá um individuo ativo que deterá um direito e um individuo passivo que deterá um dever, é proporcional e garante que essa interdependência seja proporcional para ambos, tendo direitos e deveres. Podemos citar um exemplo de venda de produtos: O vendedor tem o direito de exigir o valor determinado do produto e o cliente tem o dever de pagar o valor exigido por ele.
Já em questão do uso da coercibilidade, é uma forma de "forçar" o individuo a praticar devido ato legal por meio de alguma coação, isso da mais força a norma jurídica e faz com que ela seja respeitada, por exemplo: Há lugares que se a pessoa estacionar vai ganhar uma multa, isso é uma forma de coercibilidade. De última instancia poderá ser utilizado a força se todas as outras formas de coação forem usadas.
Resposta:
-Generalidade:..."norma valer para qualquer um, sem distinção de qualquer natureza,.."
-Bilateralidade:..."uma parte tem o dever jurídico, ou seja, deverá exercer determinada conduta em favor de outra
Explicação: Esta no site do jurisway