Respostas
Resposta:
Os principais ciclos que influenciaram a economia brasileira foram: Ciclo da Cana - de - açúcar, Ciclo do ouro, ciclo do café, além do ciclo da borracha na Amazônia.
Explicação:
A Cana de açúcar do foi responsável pelo inicial povoamento da Região Nordeste do Brasil, foi uma espécie de alternativa econômica para o fato de os colonizadores não haverem encontrado ouro no início da colonização, além de garantir altíssimos lucros para a Coroa Portuguesa.
O Ciclo do Ouro foi resultado do declínio da Economia Açucareira devido a forte concorrência Holandesa com alta produtividades também na Região do Caribe. A Economia do Ouro transformou o cenário do Sudeste brasileiro, dando-lhe um caráter urbano e com maior infra estrutura para atender a demanda da exportação e do acelerado povoamento.
O Ciclo do Café, propiciou ainda mais o desenvolvimento da Região Sudeste, principalmente no Estado de São Paulo, impulsionando inclusive a formação de uma oligarquia formada pelos grandes fazendeiros do café, ademais de fornecer à Região as bases necessárias para o futuro processo de industrialização.
O ciclo da Borracha colocou no cenário Internacional a Região Amazônica, que passou a fornecer ao mundo Europeu recém industrializado, a matéria prima necessária para a produção de pneus e outros artefatos de borracha. O látex amazônico extraído da floresta foi a primeira atividade econômica massiva na Região, dando a mesma uma aspecto muito Europeu, no que se refere à arquitetura.
Atividades econômicas como a produção de algodão, do tabaco ou até mesmo a primeira exploração como a do Pau Brasil no início da colonização, apesar de serem muito importantes, foram atividades mais pontuais, diferente dos Ciclos econômicos acima citados, que de fato transformaram o cenário econômico e urbano do País por um período largo de tempo.