Respostas
Resposta:
A exploração desenfreada dos recursos dos territórios ocupados, levou a movimentos de resistência dos povos locais e, finalmente à sua independência, num processo denominado descolonização, terminando estes impérios coloniais em meados do século XX.
A África sofreu colonização durante o processo de imperialismo, neoimperialismo, pelas potências europeias, teve uma participação dos EUA, mas os principais países foram a Inglaterra, Alemanha, Portugal entre outros.
Eles almejavam recursos naturais, mão de obra barata e domínio político, tais fatos tiveram como consequência a conferência de Berlim e a consequente partilha do continente. Essas ações foram bem desrespeitosas com a cultura desses povos e outra, quem decidiu o futuro desses países foram as grandes potências econômicas e não os africanos.
E pensa, lá existiam vários povos rivais, ai eles tiveram que conviver juntos, tiveram que aprender a língua dos colonizadores.
Durante a segunda guerra, países conquistaram terras africanas, invadiram aquele continente. Porém, após a Segunda Guerra as potências europeias estavam acabados, e em detrimento de sua reconstrução elas deixaram um pouco de lado as colônias. Para piorar a situação das potências, foi criada a ONU com o intuito de estabelecer a paz no mundo, ela pressionou muito esses países a colocarem um fim nas suas colonizações.
Em 1955 acontece a conferência de Bandung, na Indonésia, com o objetivo de estabelecer políticas a favor da descolonização dos países Asiáticos e Africanos, além dos países do Oriente Médio(perto da África e Europa) mas que também faz parte da Ásia. Porém nem todos países Africanos participaram devido a forte influência que sofriam das potências Europeias.
Entre os princípios dessa conferência estava a soberania, autodeterminação dos povos, igualdade de raças, respeito pela justiça, acordos internacionais, busca de soluções pacíficas para os conflitos, entre outros.
Consequências:
Muitas potências europeias ao deixarem suas colônias não se preocuparam com a carência de um governo, modelo econômico que esses países teriam. Um bom exemplo é Ruanda, que após a saída dos bélgicos, ficou dividida entre dois grandes grupos étnicos, os Tutsis e os Hutus, gerando conflitos até os dias de hoje. Imagina um país criado por europeus com vários povos e religiões sendo deixado do dia pra noite, todo mundo iria querer participar do governo.
É isso espero ter ajudado!