Eu preciso de argumentos pra uma redação sobre êxodo da mão de obra qualificada: o que o Brasil deve fazer para reter seus talentos?
Respostas
Resposta:
O Brasil tem desempenho abaixo da média da América Latina no aproveitamento do potencial de trabalho de sua população, segundo uma pesquisa do Fórum Econômico Mundial. O país caiu para a 83ª posição no ranking global de capital humano, divulgado nesta terça-feira (28). Caiu
A retenção de talentos é um conjunto de estratégias, políticas e práticas que as empresas adotam para manter seus colaboradores engajados com os objetivos da empresa.
Com um mercado cada dia mais competitivo, ter os melhores profissionais é um fator determinante para que as empresas tenham um bom desempenho e se mantenham relevantes no mercado.
A contratação de um colaborador competente é apenas o primeiro passo de um processo contínuo de motivação e retenção deste talento. Por isso, é necessário elaborar planos de ação que valorizem o capital humano, o principal ativo da empresa.
No entanto, a retenção de talentos é um dos principais desafios do RH atualmente. Manter os funcionários motivados exige planejamento estratégico com ações pontuais que vão muito além de um bom conjunto de benefícios.
Neste artigo explicaremos o conceito da retenção de talentos e qual a importância dela nos resultados da empresa.
Traremos importantes dicas e métodos para você conseguir manter seu colaborador engajado e disposto diante dos objetivos da empresa.
Explicação:
cinco posições em relação ao ano passado e 26 posições na comparação a 2013, ano em que o indicador foi criado. Os grandes países latino-americanos caíram em comparação aos de outras regiões do mundo, principalmente do Leste Europeu e do Sudeste Asiático.
O ranking integra o Relatório sobre Capital Humano (Human Capital Report), que mede como 130 economias educam, treinam e aproveitam a capacidade produtiva de seus cidadãos ao longo de toda a vida.
O relatório aponta que, apesar de o Brasil figurar como a principal economia da América Latina, seu desempenho no desenvolvimento do capital humano está entre os piores da região. O país fica atrás de Cuba, Chile, Panamá, Equador, Argentina, Paraguai, Barbados, Costa Rica, Colômbia e México. Segundo os pesquisadores do Fórum, o Brasil costumava apresentar um desempenho acima da média dos países latino-americanos. Contudo, ao longo dos últimos três anos, caiu para baixo da média regional
Espero ter ajudado
O êxodo da mão de obra qualificada tem se tornado cada vez mais evidente nos últimos anos, no sentido de que é preciso um aumento de salários, assim como do reconhecimento, para que os nossos talentos sejam mantidos.
Êxodo da Mão-de-Obra Qualificada no Brasil
A mão-de-obra qualificada encontra-se cada vez mais dispersa no país, se direcionando cada vez mais para o exterior, em virtude de melhores condições de vida.
Para que haja uma maior retenção dos talentos, é preciso que o país invista em reconhecimento, assim como disponha de salários compatíveis com o nível de intelectualidade destes profissionais.
Mais sobre êxodo de mão-de-obra qualificada: brainly.com.br/tarefa/44006785
#SPJ2