Respostas
Resposta:
As fake news, ou notícias falsas, são um tema bastante debatido atualmente, pois podem trazer consequências. Contudo, não é de agora que esse termo existe. Segundo o dicionário Merriam-Webster, a expressão teria surgido no final do século XIX.
Mas o fato é que, com a intensificação do uso da internet – e especialmente das redes sociais –, a propagação das fake news ganhou uma dimensão muito maior nos dias de hoje.
Muitas vezes espalhadas sem o mínimo de reflexão, as fake news podem trazer sérios prejuízos à sociedade, além de prejudicar o acesso à informação verdadeira.
Resposta:
as consequências das fake news são tão graves que podem inclusive colocar vidas em risco ou prejudicar a saúde das pessoas, como no caso das notícias veiculadas a respeito do uso de hidroxicloroquina no tratamento contra a Covid-19.
Nesse contexto, é importante reforçar que a internet e, sobretudo, as redes sociais têm um importante papel na disseminação de fake news.
Isso porque, o meio online é propício para o rápido compartilhamento dos boatos e, devido à facilidade de acesso, as notícias falsas conseguem alcançar um grande número de pessoas.