A posição de uma partícula em movimento uniformemente variado é descrita pela seguinte equação horária s(t)=6-5t+t². Podemos determinar o(s) instantes(s) em que ela cruza a posição S = 0 dita a origem dos espaços, resolvendo a equação t²-5t+6=0, assim, se o tempo foi do segundo, podemos afirmar que a partícula cruzou origem nos instantes:A) t1=0s e t2=12s B)t1=5s e t2 = 6s C) t1=4s e t2=20s D)t1= 2s e t2=3s
Respostas
Explicação passo-a-passo:
gráfico da velocidade em função do tempo para o movimento retilíneo uniformemente variado relaciona a velocidade de um móvel, geralmente em metros por segundo (m/s), pelo instante de tempo, em segundos (s). Para o caso do MUV, esse gráfico é sempre uma reta, que pode ser inclinada para cima ou para baixo, nos casos em que o movimento é acelerado ou retardado, respectivamente.
A reta pode ser ainda paralela ao eixo horizontal, no caso em que a velocidade permanece constante durante certo intervalo de tempo. Além disso, nesse gráfico, a inclinação da reta (que pode ser calculada pela tangente) representa a aceleração do móvel.
Atenção! Antes de prosseguirmos com a interpretação dos gráficos do MUV, sugerimos que você revise um pouco do conteúdo acessando nosso artigo específico: Movimento uniformemente variado.
A figura a seguir mostra essas três situações ilustradas em