MIYASCHITA (2002), distingue algumas diferenças entre número, algarismos e numeral e destaca:
“Os números são a representação da quantidade propriamente dita. Portanto, V e 5 são iguais, ou melhor, equivalentes, se considerarmos o número que esses símbolos representam no sistema de numeração romano e indo-arábico, respectivamente. Podemos dizer que os numerais são os “nomes” dos números. Ensina-nos a Gramática que “Os numerais são palavras que exprimem número, número de ordem, múltiplo ou fração”. Os numerais são, por exemplo: um, dois, dez, treze, primeiro, dobro, metade etc.
No nosso estudo trabalharemos com os numerais cardinais que nos expressam quantidade, tal como: um, dois etc. Os algarismos são os símbolos que representam os números. Por exemplo: 1, 2, 13, 20 (hindu-arábicos), L, CD, MM (romanos) etc.
Percebemos que os algarismos são formados por uma composição de um, dois ou mais símbolos que se repetem. Chamaremos estes símbolos do algarismo de dígitos. Por exemplo: o algarismo 5 é formado por um só dígito, enquanto o 3612 é formado por quatro dígitos.
No sistema de numeração decimal indo-arábico são, ao todo, dez os dígitos que formam os algarismos: 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9; no sistema de numeração r omana, são sete: I, V, X, L, C, D e M.
No sistema de numeração decimal que usamos hoje, os algarismos são representados pela composição dos dígitos. Como os números são infinitos, os algarismos podem ser compostos por quantos dígitos desejar.
No sistema de numeração posicional a representação por algarismos é bastante prática, pois cada dígito do algarismo representa uma quantidade.
No sistema decimal , por exemplo, os algarismos são separados por grupos de três algarismos, da direita para a esquerda. Cada um desses grupos é chamado classe. Dessa forma temos a classe das unidades, a classe dos milhares, a classe dos milhões, a classe dos bilhões etc. Cada classe, por sua vez é dividida em três ordens, também da direita para a esquerda: unidades, dezenas e centenas. Veja o exemplo:
123.456 - tem uma centena de milhar, duas dezenas de milhar, três unidades de milhar, quatro centenas, cinco dezenas e seis unidades.
MIYASCHITA, Wagner Yuwamamoto. INTRODUÇÃO AO ESTUDO DAS BASES UMÉRICAS: NÚMERO, NUMERAL E ALGARISMO. UNESP, Bauru, 2002. Disponível em: http://wwwp.fc.unesp.br/~mauri/TN/SistNum.pdf .
De acordo com o texto podemos afirmar que:
I – O sistema de numeração decimal indo-arábico é composto por dez dígitos, que formam os algarismos.
II – Os algarismos são formados por uma composição de um, dois ou mais símbolos que se repetem.
III –Números são a representação da quantidade e numerais são palavras que exprimem número.
Escolha uma:
a. Somente a alternativa I é verdadeira.
b. Somente a alternativa III é verdadeira.
c. Todas as alternativas são verdadeiras.
d. Somente as alternativas I e II são verdadeiras.
Respostas
respondido por:
5
c. Todas as alternativas são verdadeiras.
Perguntas similares
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás