Na obra Os Irmãos Kamarazov, do escritor Russo Fiódor Dostoiévski(1821-1881),Ivan Karamazok, um dos personagens da obra, disse :Se Deus não existe e a alma é mortal, tudo é permitido". Com base em seus conhecimentos e no que foi trabalhado até aqui, comente essa afirmação.
Respostas
Resposta:
De forma simples, a frase quis dizer que se não tem punição, então é permitido, partindo deste conceito, aplicá-lo no contexto social é fácil, por exemplo, se usar drogas como a cannabis não fosse um ato ilícito e não tivesse punição, então seria permitido.
Explicação:
O "tudo é permitido" emerge dos estilhaços do mundo. A razão de Ivan Karamazov percebe a vacuidade de qualquer imperativo ético universal, o mundo é estilhaçado pela liberdade que a morte nos garante. Sem Deus, perde-se a forma absoluta do juízo moral, estamos sós no universo como animais ferozes que babam enquanto vagam pelo deserto e contemplam a solidão dos elementos. A morte, que devolverá a humanidade ao pó, é o fundamento último do nosso direito cósmico ao gozo do mal.
O contato com Deus fortalece o intelecto nas mais íntimas estruturas lógicas e práticas de sua natureza.