Respostas
De acordo com o próprio Manifesto do Partido Comunista, a diferença entre socialismo utópico e socialismo científico é que o socialismo utópico, apesar de reconhecer que o proletariado é explorado pela burguesia, não reconhece a revolução como uma culminação histórica inevitável.
Pelo contrário, os socialistas utópicos formulam teorias e previsões baseados, principalmente, na sua imaginação de como uma sociedade melhor seria. Dessa forma, eles acreditam que a revolução não virá por meio do controle da política, mas do ativismo e da difusão de ideias na sociedade.
Já o socialismo científico, o comunismo, acredita que a história é marcada pela luta de classes e pode ser explicada como um materialismo histórico. Nessa visão, a humanidade, desde sempre, vem tendo opressores e oprimidos, e esse sistema é motivado, principalmente, pela economia. Se tudo isso é uma inevitabilidade histórica, então os socialistas científicos concluem que uma reação do proletariado deve ser, também, uma inevitabilidade. Daí vêm as ideias expostas no Manifesto, de que os proletários devem infiltrar apoiadores nas mais variadas instituições para, eventualmente, subvertê-las ao propósito revolucionário.