1. O exercício da auditoria consiste em analisar e verificar excessivamente os processos e, posteriormente, elaborar um relatório final com as considerações do trabalho realizado. Nesse contexto, ao realizar a auditoria tributária da apuração de PIS e COFINS de uma empresa optante pelo Regime de Tributação do Lucro Real, no final do trabalho o auditor deve pontuar fraudes, erros ou incorreções, caso estas existam.
Nesse sentido, assinale a alternativa que indique possíveis incorreções que deverão constar no relatório de auditoria.
A empresa realiza a apuração de forma não cumulativa.
A empresa realiza a apuração de forma cumulativa.
A empresa aplica as alíquotas de 1,65% e 7,6% sobre sua receita bruta.
A empresa toma créditos de custos e despesas.
A empresa recolhe PIS e COFINS sobre importações.
Respostas
Resposta: Resposta Correta:
Correta A empresa realiza a apuração de forma cumulativa.
Explicação: Resposta correta. A alternativa está correta, pois as empresas optantes pelo Regime de Tributação do Lucro Real não podem optar pela apuração do PIS e COFINS de forma cumulativa. Caso optem, estarão operando de forma irregular ao prescrito na legislação tributária; desta forma, o auditor deve pontuar uma incorreção no processo de apuração.
Resposta:
A empresa realiza a apuração de forma cumulativa.
Explicação:
A alternativa está correta, pois as empresas optantes pelo Regime de Tributação do Lucro Real não podem optar pela apuração do PIS e COFINS de forma cumulativa. Caso optem, estarão operando de forma irregular ao prescrito na legislação tributária; desta forma, o auditor deve pontuar uma incorreção no processo de apuração.