Habilidade: (EF07HI19*) Analisar as condições das pessoas escravizadas e identificar as formas de resistência à escravidão na América Portuguesa.
4) Após a tentativa de se utilizar a mão-de-obra dos índios em maior escala no trabalho na terra, os portugueses passaram a fazer uso do trabalho escravo de africanos nas casas, cidades, mas principalmente nas lavouras e minas. Estes escravos eram retirados de suas nações, muitas vezes separados de suas famílias e culturas, sendo obrigados a trabalhar sem remuneração e, também a se adequar à língua, religião, hábitos e costumes da sociedade colonial brasileira. Sobre a condição de escravo e aquisição destes grupos de africanos por portugueses, podemos dizer que:
a) estes africanos se tornavam escravos por serem prisioneiros de guerra ou por dívidas e muitas vezes já eram comprados como escravos na África pelos portugueses.
b) os africanos se entregavam pacificamente à captura dos portugueses, pois a condição de vida de escravo no Brasil era melhor do que uma vida livre em seu continente.
c) a única maneira de aquisição de escravos era pela concessão feita pelos reis do continente africano que trocavam estes homens e mulheres por produtos valiosos.
d) os escravos vinham como livres para o Brasil procurando possibilidades melhores de trabalho, contudo, pela falta de oportunidades se submetiam ao trabalho escravo aos portugueses.
URGENTE
Respostas
respondido por:
1
A resposta adequada seria a letra C. Muitos "reis" africanos capturavam homens e mulheres de grupos distintos para serem trocados por armas, cavalos, especiarías, colares, etc, com negociantes europeus (traficantes de escravos) no litoral africano. Nenhum português, por exemplo, teve a necessidade de ir "laçar" ou caçar pessoas em África para torná-los escravos em colônias.
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás